A Wada (Agência Mundial Antidoping) divulgou um comunicado nesta quarta-feira orientando os atletas que vão participar do Pan-Americano 2011, em Guadalajara, não comam em qualquer lugar e quem tomem cuidado com o tipo de alimento que será consumido.

"Sempre que possível, é melhor se alimentar em locais designados pelos organizadores do evento e em grupo", diz um trecho do comunicado.

"O governo do estado de Jalisco, onde fica a cidade de Guadalajara, tomou medidas para garantir que a carne oferecida aos atletas não está contaminada", completa a nota.

A nota foi publicada juntamente com outro comunicado em que a Wada anunciou a retirada de recurso de cinco jogadores do México, cujo exame de doping realizado em junho deu positivo para a substancia clenbuterol.

Os testes antidoping do goleiro Guillermo Ochoa, dos zagueiros Francisco Rodríguez e Edgar Dueñas, e dos meio-campistas Sinha e Christian Bermúdez deram positivo durante a Copa Ouro, principal torneio da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte e do Caribe).

Na ocasião, a Federação Mexicana de Futebol negou que seus jogadores tivessem feito algo errado e atribuiu os resultados positivos à ingestão de clenbuterol presente em carne consumida pelos jogadores na fase de treinamento, no México --quando se preparavam para a Copa Ouro.