Dois dias após ter a classificação que já havia garantido cassada nos bastidores do Mundial de Baku, no Azerbaijão, o baiano Robson Conceição, 22, está novamente garantido no boxe dos Jogos Olímpicos do ano que vem, em Londres.
"Algoz" do brasileiro nas oitavas de final, o ucraniano atual campeão olímpico e mundial Vasyl Lomachenko avançou nesta sexta-feira para a decisão da categoria até 60 kg do torneio e recolocou Robson em Londres-2012.
Na terça, ele bateu o próprio ucraniano por 20 a 19. Menos de 24 horas depois, porém, a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) alegou que houve pontuações erradas no duelo e inverteu o resultado.
Diziz o comunicado que, depois de reverem os lances em vídeo, os jurados entenderam que o árbitro deveria ter dado uma advertência por múltipla queda ao brasileiro, além de ter punido de maneira errado o ucraniano.
"Robson ganha no ringue e perde embaixo para os dirigentes!!! Vergonhoso, atitude da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador)!!!", escreveu em seu Twitter o técnico do lutador, Luiz Dorea, ex-treinador também de nomes como Popó na Bahia.
"Nunca vi um absurdo desse, em 32 anos no boxe, participei de vários Mundiais, Olimpíada... Mudar um resultado dessa forma...Ninguém faz nada!!", completou Dorea.