O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes não vai para o PT! Fica no PRB. Usou a tribuna da Casa de Mário Guimarães para avisar. Tomou a decisão de permanecer em agremiação na qual é estrela maior. Decide sozinho se sai candidato a prefeito de Maceió, ou não, dependendo evidentemente dos dois fatores que o próprio Novaes sempre frisou: densidade eleitoral e grupo.

A diferença é que agora quem faz a análise é o próprio presidente da Câmara dentro do seu PRB, sem depender do PMDB do senador Renan Calheiros, que tem forte influência nas composições onde o PT esteja indicando até provável vice (podendo ser Mozart Amaral) e sem depender do próprio Partido dos Trabalhadores.

De quebra, Novaes ainda afasta de si a imprensa o colocando como motivo de crise interna no PT, como se estivesse em jogo o cunho ideológico do Partido dos Trabalhadores. Ah, tá! Agora, é costurar alianças e um grupo – com o aval do senador Fernando Collor de Melo (PTB) – para consolidar a cadeira na qual o prefeito Cícero Almeida (PP) atualmente está sentado.

A recuada de Novaes colocará alguns para pensar. O PTdoB – por exemplo – já tinha como certa a possibilidade de uma chapa puro-sangue como via alternativa do jogo, pois já enxergava a aliança entre Galba Novaes e Mozart Amaral. O PT também afastará de si a “crise interna” é bem capaz de este ser o assunto que nunca existiu. Agora, é aguardar as próximas cartas!

 

Estou no twitter: @lulavilar