A líder do Partido Social Democrata da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente nomeada primeira-ministra neste domingo (2), após a vitória de seu partido nas eleições legislativas de setembro passado.
Ela afirmou ter chegado a um acordo para formar o governo, que será apresentado, juntamente com seu programa, na segunda-feira.
Thorning-Schmidt, de 44 anos, é a primeira mulher a governar a Dinamarca. Ela sucede o conservador Lars Loekke Rasmussen.
'É um programa de governo muito bom que vai fazer a Dinamarca avançar', disse Thorning-Schmidt ao canal TV2 News ao chegar ao parlamento dinamarquês em Christiansborg Palace.
O governo de centro-esquerda será composto pelo partido de Thorning-Schmidt, o Partido Popular Socialista e os Liberais Sociais.
O "Bloco Vermelho" de Thorning-Schmidt contará com o apoio parlamentar da extrema-esquerda Aliança Vermelho-Verde, que teve ganhos na eleição, mas não foi incluída nas negociações para formar o governo.
Com a Aliança Vermelho-Verde, o novo governo de coalizão terá uma maioria de 92 cadeiras no parlamento de 179 assentos.
Thorning-Schmidt defendeu em sua campanha um plano para alavancar o crescimento econômico com o aumento das despesas públicas, mas com o objetivo de equilibrar o orçamento até 2020.