A abertura oficial da 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira será realizada na tarde desta quarta-feira (28), a partir das 17h, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha. O evento segue até o próximo sábado, dia 1º de outubro, e vai reunir criadores de todo o Estado, agricultores familiares, empresários, instituições financeiras e visitantes de Alagoas e de outros Estados do Nordeste.
Apesar da abertura oficial do evento só ocorrer à tarde, a movimentação na cidade de Batalha vai começar logo cedo, com a abertura do Seminário para Produtores de Leite e Derivados, o Proleite, organizado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai). O evento será no Clube ABC, no Centro da cidade, e a abertura será às 9h.
Entre os palestrantes, está o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, que, a partir das 11h, vai falar sobre as ações do Programa Alagoas Mais Leite. “Temos que destacar que Alagoas tem o quinto melhor rebanho do Brasil em produtividade de leite por animal. Hoje em dia, os agricultores familiares também possuem animais com elevado padrão genético e alta produtividade de leite”, salientou Jorge Dantas.
Segundo o secretário, a pecuária leiteira em Alagoas vive um momento de expansão e fortalecimento. “Um dos motivos para isso é o preço do leite, que na maioria dos casos remunera bem o criador. Alguns vendem o leite por até R$ 0,85 o litro. E, esse ano, tivemos um bom inverno, que facilitou o crescimento das pastagens”, esclareceu o secretário Jorge Dantas.
Ele também defendeu que a pecuária de leite é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar, desde que praticada da forma correta, com uso de tecnologia e manejo adequado. “Em Alagoas, é a atividade do setor de agropecuária que mais movimenta recursos, ficando atrás apenas da cultura canavieira. Por esse motivo, estamos apoiando os pequenos criadores por meio do Programa Alagoas Mais Leite, que tem como foco melhoria genética, qualidade do leite, nutrição animal e gestão da unidade produtiva”, enfatizou Jorge Dantas.
A realização da 34ª Expo Bacia Leiteira ocorre por meio de uma parceria entre Seagri, Prefeitura Municipal de Batalha, Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).

Economia








