O diretor de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato, reuniu-se com o Secretário do Planejamento do Estado da Bahia, José Eduardo Ribeiro, em Salvador, nesta terça-feira (27). O encontro teve como objetivo discutir a doação do terreno da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para a Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex).
O encontro, que contou com a presença da superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB-Sescoop/AL), Márcia Túlia, oficializou o pedido de transferência do terreno, que pertence à Chesf, para o Governo da Bahia, que doará a área para a Coopex.

A Coopex, instalada no município de Piranhas (AL) e com uma unidade em Paulo Afonso (BA), atende mais de 230 crianças e adolescentes da região através da educação inclusiva. Segundo o diretor da Seplande, Michael Chinelato, a cooperativa corria o risco de perder os terrenos onde são instalados os prédios.

De acordo com a presidente da Coopex, Arleide Gomes, há 15 anos a cooperativa tem o contrato com a Chesf, que se estenderia apenas até o dia 31 de dezembro de 2011. “Apesar das dificuldades que passamos, já tentamos comprar o terreno, mas não foi possível. Agora com a articulação da Seplande e da OCB esperamos concretizar o nosso sonho e não parar de atender nossos alunos”, disse.

Para Michael Chinelato, com a assinatura do ofício para doação do terreno em Paulo Afonso por parte da Bahia, o que já havia sido feito por Alagoas com a área em Piranhas, será solucionada a questão, possibilitando a continuidade de todas as atividades da cooperativa. “A ação, tomada inicialmente em Alagoas, vai beneficiar trabalhos ofertados pela escola de tempo regular instalada na sede da cooperativa”, ressaltou. O documento assinado na Bahia será encaminhado à presidência da Chesf para que seja oficializado o pedido de doação.