Por meio de seu site oficial, o Cruzeiro anunciou na tarde desta segunda-feira o nome do novo treinador da equipe. É Vágner Mancini, com passagem recente pelo Ceará, que substitui Emerson Ávila, dispensado do cargo após a derrota por 3 a 0 para o Vasco da Gama, no último domingo, na Arena do Jacaré. Ávila voltará a ser coordenador técnico do time profissional, função que começou a exercer em 2008.

Mancini é aguardado em Belo Horizonte nesta terça para a apresentação oficial. No mesmo dia ele assinará contrato válido até o fim do ano, com possibilidade de renovação para 2012, e já treinará a equipe. Sua estreia está marcada para o próximo domingo, diante do Grêmio, às 18h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

"Fico feliz pela oportunidade de comandar uma equipe importante como é o Cruzeiro. Sei que estou indo para um grande clube que vive um momento incomum na sua história. Estou disposto a trabalhar firme para tirar o time o mais rápido possível dessa situação", destacou o novo treinador.

Ávila foi efetivado no cargo de treinador com a demissão de Joel Santana, no início de setembro. Em seis partidas desde então, não obteve nenhuma vitória e colecionou um aproveitamento de 11,11% dos pontos disputados. Foram quatro derrotas - para Fluminense, Santos, Coritiba e Vasco - e dois empates - com Palmeiras e América-MG. Ele assumiu os celestes na 11ª colocação e entrega a seu sucessor na 16ª com 29 pontos, quatro acima da zona do rebaixamento.

O último trabalho de Mancini havia sido no Ceará. Pelo clube, venceu o Campeonato Cearense de 2011 e chegou às semifinais da Copa do Brasil, mas fazia campanha modesta no Brasileiro. Em um total de 23 jogos, ele somou sete vitórias, seis empates e dez derrotas no comando alvinegro.

Mancini, 44 anos, já treinou também Grêmio, Santos e Vasco. Seu título mais expressivo na carreira foi a Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista de Jundiaí. Em 2008, conquistou também o Campeonato Baiano com o Vitória.