O queniano Patrick Makau venceu neste domingo a maratona de Berlim, terminando a prova em 2h03min38s, quebrando assim o recorde mundial estabelecido em 2008 pelo etíope Haile Gebrselassie (2h03min59s) também na capital alemã.

Makau, 26 anos, foi o vencedor da edição do ano passado e entrou seguido de seu compatriota Stephen Chemley. O ritmo da corrida foi forte desde o início, e no 35° quilômetro já se vislumbrava uma possível quebra de recorde.

Gebrselassie, que no início da corrida tinha se mantido no grupo da frente com Makau, perdeu as forças na metade da prova e abandonou a disputa, com problemas estomacais. Foi justamente aí que Makau apertou o ritmo e partiu sozinho para a vitória.

Gebrselassie é uma lenda do atletismo mundial: é bicampeão olímpico dos 10.000 m, prova que venceu também em quatro Mundiais de Atletismo. Durante a carreira, colecionou 27 quebras de recordes mundiais, em diferentes provas.

A maratona de Berlim foi uma festa queniana em dobro: a primeira mulher a atravessar a linha dos 42,195 km foi Florence Kiplagat, compatriota de Makau, com 2h19min36s. A alemã Irina Mikitenko ficou na segunda posição e a britânica Paula Radcliffe, recordista mundial, chegou em terceiro.