Mais de 1.200 moradores de quatro comunidades da zona rural de Palmeira dos Índios terão água tratada e canalizada em suas residências, a partir desta terça-feira (27), quando o governador Teotonio Vilela inaugura a Estação Elevatória de Água Tratada, construída pela Companhia de Saneamento de Alagas (Casal) com recursos próprios e do Governo do Estado, após solicitação da Prefeitura Municipal. A inauguração está marcada para ocorrer às 10h.
Serão beneficiadas as comunidades Serra da Mandioca, Serra de São José, Anum Novo e Anum Velho. De acordo com o superintendente de Negócio do Interior, Antônio Fernando Santana Nascimento, o fornecimento de água é uma reivindicação antiga dos moradores locais.
"Essa água vem de uma ‘sangria’ que foi feita no Sistema Caçamba, que capta o líquido em Quebrangulo para reforçar o abastecimento em Palmeira dos Índios. Assim, a Casal construiu uma estação elevatória, com três reservatórios, para abastecer as comunidades", explicou o superintendente.
Segundo o gerente da Unidade de Negócio (UN) Serrana, José Joaquim Oliveira, foram feitas 300 ligações nas quatro comunidades e os moradores já receberam água, mas de forma experimental. "Já fizemos reuniões de sensibilização para explicar a importância da água, como ela deve ser usada, e falar também da taxa que eles vão pagar. Após a inauguração da estação, o líquido será fornecido de modo constante", informou.
Ainda de acordo com o gerente, a estação que será inaugurada possui três reservatórios, um com capacidade para 40m³, que vai abastecer Serra da Mandioca e Serra São José, um de 10m³ para Anum Novo e outro com 10m³ para atender Anum Velho.









