Pela primeira vez no município de Olho D’água das Flores, o Programa Governo Perto de Você levou diversos serviços para a população da cidade e de regiões circunvizinhas desenvolvidos por diversos órgãos do Estado, entre eles, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
Exposição de materiais das mais diversas áreas de atuação da Corporação, entre elas, combate a incêndio, atendimento pré hospitalar, salvamento em altura e terrestre, entre outros, foram apresentados aos presentes. Além disso, foram dadas orientações sobre prevenção de acidentes, incêndio em vegetação, já que o local é de seca e esse tipo de incêndio acontece rotineiramente na região, e demonstrações de maneabilidade com GLP e atendimento pré-hospitalar.
Para o Sargento BM Marcos Aragão, comandante de guarnição do 9º Grupamento de Bombeiro Militar localizado em Santana do Ipanema, essa é uma ótima iniciativa do governo: “o Sertão é um lugar carente de alguns serviços fundamentais para o cidadão e proporcionar essa oportunidade para a população é muito bom. Um evento deste se torna uma grande festa na cidade”, falou.
A Defesa Civil também esteve presente no local dando orientações sobre a importância de buscar a Defesa Civil local, chamada de COMDEC’s (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) para explicações sobre desastres naturais, seca, inundações, entre outros, além de explicações sobre as quatro ações desenvolvidas pela Defesa Civil que são prevenção, preparação, resposta e reconstrução. Segundo o Soldado BM Adriano Augusto, é importante dar ênfase na prevenção e preparação, pois “são nessas duas ações que se evita a maioria dos desastres”, explicou.
Édila Beatriz, estudante e moradora de Olho D’água das Flores diz que é uma oportunidade única tirar os documentos de graça: “Carteira de Identidade, CPF, carteira de trabalho, tirei tudo de graça. E ainda aprendi muito sobre o que os bombeiros fazem e a prevenir acidentes na minha casa”, citou.
Entre os serviços oferecidos no Programa estavam emissão de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, requerimento de seguro desemprego, inscrição na nota fiscal alagoana, casamento comunitário, registro de nascimento, orientações sobre drogas, entre outros.
Segundo a coordenadora geral do evento, Janaína Jatobá, o evento atingiu mais do que o esperado: “fizemos toda uma divulgação e a população dos municípios circunvizinhos pôde estar aqui hoje. Nossa pretensão é atingir cerca de cinco mil pessoas e com certeza ultrapassaremos nossa meta”, falou.










