A principal pauta das redações esportivas de todo Brasil, o polêmico jogo entre Fortaleza e CRB, ganha um novo capítulo. O procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, revelou que espera uma posição oficial do Campinense, time em tese prejudicado, para adoção das medidas necessárias e legais.
Um personagem importante da partida, o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca quebrou o silêncio e revelou uma situação no mínimo estranha entre os jogadores do Fortaleza e CRB. Ele explicou que a todo momento atletas dos dois times se perguntavam quanto estava a partida Guarani de Sobral x Campinense. “Isso foi muito estranho. Porém, apenas ouvi e não posso fazer nada diante dos fatos exibidos pela mídia”, revelou o árbitro.
Fonseca reforçou ainda que a expulsão do goleiro do CRB Cristian se deu após o atleta chutar uma bola em direção ao gandula, o que configura agressão e, consequente, expulsão do jogo.
Penalidade
Fortaleza e CRB podem até mesmo ser enquadrados no artigo 243-A (atuar de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que a pena pode resultar até na anulação da partida, mais multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de 12 a 24 partidas se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, ou pelo prazo de 360 a 720 dias se praticada por qualquer outra pessoa natural.
Mesmo que o CRB tenha que refazer a partida, sua classificação está assegurada diante dos resultados dos outros jogos.
A polêmica:
Torcedores do Campinense e de outros times como Ceará e CSA divulgaram um vídeo editado com a transmissão da TV Pajuçara onde o lateral Maisena do CRB, que já jogou no Fortaleza, teria dito ao goleiro de seu time, na verdade o volante Roberto Lopes que substituía o goleiro expulso, para ele deixar passar os gols.
O vídeo mostra ainda o jogador Cadu cumprimentando e balançando afirmativamente a cabeça ao ser avisado pelos jogadores do Fortaleza de que eles precisavam de mais um gol, o pedido de Carlinhos Bala, atacante do time cearense, e a conversa entre o assistente técnico do Fortaleza e o goleiro do CRB, de novo Roberto Lopes, pedindo que ele deixasse passar mais um gol. Veja abaixo o vídeo divulgado no perfil de um torcedor do Ceará.
Entenda:
Jogavam ao mesmo tempo Fortaleza x CRB e Campinense x Guarani de Sobral, já que as partidas decidiam o último classificado para a segunda fase e o rebaixado para a Série C.
O jogo entre Fortaleza e CRB atrasou 30 minutos no intervalo, depois que o Fortaleza voltou com uma camisa da mesma cor que o CRB. O árbitro, então, mandou os atletas do time do Ceará mudarem a camisa, mas a diretoria do Fortaleza disse que tinha “combinado” com os alagoanos, que eles viriam com outra cor de camisa no segundo tempo.
O atraso permitiu que aos 37 minutos do segundo tempo, os dois times já soubessem como acabou a outra partida e com a vitória do Campinense por 1x0, o CRB estava classificado e o Fortaleza precisaria de mais dois gols, foi aí que teria começado a armação, de acordo com a diretoria do Campinense.
O CRB estava com nove jogadores há quase 10 minutos, pois o seu goleiro havia sido expulso por brigar com um gandula, foi quando o time cearense conseguiu os dois gols que acabaram rebaixando o Campinense










