A dupla Bruno Soares e Marcelo Melo derrotou os russos Dmitry Tursunov e Igor Kunitsyn neste sábado, em Kazan, e colocou o Brasil à frente da Rússia na disputa por uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis: 2 a 1. Os brasileiros fecharam a partida em 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/5 e 6/2, em duas horas e sete minutos de jogo. Com o resultado, o País fica a uma vitória de disputar a elite da competição.
No primeiro set, os brasileiros seguraram a ofensiva russa com qualidade nos saques e nas devoluções. Com todos os serviços confirmados até o oitavo game, a Rússia cedeu a primeira quebra em um momento decisivo da parcial, com Melo e Soares confirmando o game a seguir para vencer por 6/4.
O segundo set teve a mesma situação da parcial anterior, mas os russos venderam ainda mais caro a derrota na ocasião. Desta vez, eles conseguiram segurar o jogo até o marcador apontar 5 a 5. Mas não contavam com o poder de decisão dos brasileiros, que novamente quebraram o saque do adversário para fazer 6/5, e confirmaram o serviço para fechar o set em 7/5.
No terceiro set, no entanto, Marcelo e Bruno se valeram do ótimo momento vivido no final da parcial anterior para crescer em quadra. Avassaladores, eles chegaram a fazer 5/1, mas ainda perderam um game antes de finalizar o set em 6/2, e o jogo em 3 sets a 0, em vitória comemorada pelos tenistas mineiros, que enalteceram a postura decisiva dentro de quadra.
"Acho que os pontos importantes foram no final do primeiro e do segundo set", afirmou Marcelo Melo. "A gente conseguiu ir bem na devolução. No saque rtambém, sacamos muito bem, e foi um bom jogo", explicou.
"Acho que a gente conseguiu ser mais agreesivo que eles. Nossa agressividade prevaleceu ali no segundo set pra conseguir a quebra", contou Bruno Soares.
Agora, o Brasil faz 2 a 1 no confronto e precisa de apenas uma vitória para garantir o retorno ao Grupo Mundial da Copa Davis, após oito anos. Neste domingo, Thomaz Bellucci enfrentará Mikhail Youzhny, enquanto que Ricardo Mello pega Igor Andreev.