A evolução do técnico Ricardo Gomes é tão positiva que os médicos do Hospital Pasteur, no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acreditam que ele já possa ir para casa nos próximos dias. De acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira, o treinador deve ter alta hospitalar na próxima semana. Além disso, ele foi submetido a exames para medir seu nível de raciocínio, que tiveram uma ótima resposta.

As sessões de fonoaudiologia e fisioterapia seguem sendo realizadas diariamente e o treinador tem apresentado uma resposta positiva em ambos os casos. Ele já interage com os exercícios, o que apresenta uma evolução no seu quadro.

Depois que deixou a UTI, na sexta-feira passada, a melhora do quadro médico de Ricardo Gomes tem sido muito boa. O treinador vascaíno ainda se recupera de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico, sofrido no dia 28 de agosto, durante a partida entre Vasco e Flamengo. Ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica no mesmo dia e seu estado de saúde chegou a ser gravíssimo. Esta quinta marca o 18º dia de internação do técnico.

Ainda não há previsão para possíveis sequelas, mas Ricardo Gomes tem tido dificuldade de movimentos do lado direito de seu corpo e na fala. As sessões de fisioterapia foram iniciadas ainda enquanto ele estava sedado, e as de fonoaudiologia começaram no momento em que foi retirado o tubo traqueal, que auxiliava sua respiração. Hoje, o técnico se alimenta e respira sozinho, consegue ficar sentado e conversa com médicos e parentes.