O aluno/atleta Petrus Fay, do Colégio Contato, de Maceió, fechou na manhã desta segunda-feira (12), com ‘chave de prata’ a etapa dos jogos individuais das Olimpíadas Escolares 2011, categoria infantil de 12 a 14 anos, realizada em João Pessoa (PB). Com essa colocação o jovem enxadrista alagoano conquistou o direito de participar no final deste ano do Campeonato Sul-americano de Xadrez.

A competição aconteceu na Estação Ciência Cabo Branco envolvendo no total 45 jovens e experientes enxadristas numa competição de alto nível. Entre os participantes, a pernambucana campeã pan-americana da modalidade e campeã nordestina e brasileira de 2007. Também representou o Brasil no Campeonato Mundial do Vietnã. Ela é a atual campeã das Olimpíadas Escolares e tentou o bicampeonato em João Pessoa, mas terminou em segundo lugar no torneio.

Já o alagoano Petrus Fay, também tem uma importante trajetória no xadrez. Começou a jogar dede cedo, e diz que os títulos viram naturalmente. Além de muitas participações em torneios nacionais e internacionais Petrus participou das Olimpíadas Escolares de 2009 quando ficou em quarto lugar; em 2010 conquistou a medalha de bronze e agora a prata.

“Pois é, poderia ter sido o ouro, mas me desconcentrei na penúltima partida e perdi exatamente para o campeão. Agora vamos treinar para buscar o ouro na categoria juvenil”, avisou com toda a tranqüilidade o enxandrista alagoano que fez sua última participação no infantil.
 

Segundo seu professor e técnico Nadjelson Nogueira o xadrez é assim mesmo, entre competidores de alto nível o menor descuido significa fim de jogo. “Esta medalha serve de exemplo para os mais novos que iniciam a prática dessa modalidade. É um caminho a ser trilhado com muita dedicação e paciência, passo a passo”, explicou o professor, ressaltando também a importância do apoio da família e da escola.

Por telefone, o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, parabenizou a conquista do
enxadrista Petrus Fay e os resultado dos outros alunos/atletas nesta etapa das Olimpíadas Escolares. “Estamos informados sobre o alto nível dessas competições, por isso quando conquistamos uma medalha seja ela qual for, representa uma vitória com V maiúsculo, porque é fruto do trabalho dos guerreiros professores de Educação Física e da superação de cada atleta”, disse o secretário.

A diretora de Esporte e Desporto Escolar da SEE, Maria Luiza, que integra a delegação de Alagoas nas Olimpíadas Escolares, em João Pessoa, também felicitou o enxadrista Petrus, recordando o caminho trilhado por ele nessas competições. “Ele é um exemplo de dedicação e foco no esporte que escolheu. Um menino educado e de família digna, que sempre o apoiou”, declarou a professora, agradecendo também a todos os outros alunos/atletas que participaram dessa primeira fase das olimpíadas.

O jogo
O xadrez é conhecido como um jogo que mistura arte e ciência e que também envolve estratégia. É um esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, mas nunca participou de uma edição de Jogos Olímpicos.

Nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa, os competidores jogam no sistema suíço, em que cada participante joga cinco partidas de 1h cada e vão somando pontos para saber quem sai com o título.
 

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba. Os alunos/atletas de Alagoas viajam com o apoio do governo estadual.