Saber empreender é inovar constantemente. E este tem sido o lema de quatro estudantes do 7° período do curso de agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Por meio de um trabalho de pesquisa em microbiologia realizado há mais de 2 anos no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, os alunos criaram uma empresa que busca introduzir de modo pioneiro uma cultura “agrícola” inovadora em Alagoas: a produção de cogumelos comestíveis.
O nome da empresa é Fungos de Alagoas – Fungial e os resultados já são visíveis com a produção de cogumelos com alta qualidade nutricional, de sabor único e caráter gastronômico sofisticado.
Por semana a Fungial produz 3,5 kg de cogumelos das espécies Shimeji Branco e Amarelo e Shitake. Depois de produzidos os cogumelos são destinados a grandes restaurantes de Maceió. A meta da empresa é aumentar a produção e abastecer o mercado local, que hoje consome cogumelos vindos de outras regiões do país.
O objetivo também é fornecer matéria prima local e de qualidade a restaurantes alagoanos especializados em pratos elaborados com cogumelos, como os de comida chinesa, por exemplo. Outra proposta é comercializar o produto com adeptos de alimentação saudável e alternativa.
A empresa atualmente está instalada do Centro de Ciências Agrárias, local onde acontece todo o processo de produção dos cogumelos, da manipulação dos fungos à sua reprodução.
Integram a Fungial os alunos José Soares Brito Neto, Erica Lídia Ferreira Guedes, Adolfo Rodrigues Alves Neto e Talisson Medeiros de Santana. Mais informações sobre os cogumelos podem ser obtidas pelos fones 8836 7327 ou 9617 0804.
Incubação de Empresas
Apoiar o trabalho de empreendimentos inovadores como os da Fungial é a meta da Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE).
A RAIE faz parte de um projeto financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Com principal executor da RAIE está a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Também são executores da Rede o Centro Universitário Cesmac (Cesmac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Alagoas (AL Senai) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
As ações da RAIE são divulgadas no portal alagoano www.vamosinovar.com.br e pelo twitter @inovaralagoas.
“Desenvolver a cultura da incubação de empresas é essencial para o desenvolvimento de Alagoas. A Fungial está inserida neste trabalho de incubação por meio da RAIE. Neste processo a Incubal, Incubadora de Empresas da Ufal, desde o início nos incentivou e até hoje vem nos apoiando em nossa capacitação”, afirmou José Soares Brito Neto.

Educação