Os trabalhadores-atletas alagoanos, que representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Natação do Trabalhador da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), fizeram bonito e trouxeram para o país um total de 17 medalhas, sendo 14 de ouro e 3 de prata. O torneio foi realizado de 20 a 27 de agosto na cidade de Bad Radkersburg, na Áustria. Os nadadores Ícaro Vinícius Brandão e Bruno Luiz Ciampi, ambos da Gráfica Jaraguá, e Emanoela Pereira, da indústria de confecções Ideias do Sol, foram destaque nas competições.

Ícaro conquistou um total de oito medalhas, sendo cinco de ouro e três de prata. As primeiras colocações foram três em disputas individuais (50m livre, 200m livre, 400m livre) e duas por equipe (revezamento 4x50m livre masculino e revezamento 4x50m livre misto). Todas as medalhas de prata foram em disputas individuais (50m borboleta, 100m borboleta, 200m borboleta).

Já Bruno trouxe cinco medalhas de ouro, das quais quatro em competições individuais (50m peito, 100m peito, 200m peito e 200m medley) e uma por equipe (revezamento 4x50m medley).

Completando o nosso trio de campeões, Emanoela conquistou quatro medalhas de ouro, sendo três em disputas individuais (50m peito, 100m peito e 200m medley) e uma por equipe (revezamento 4x50m medley).

A equipe brasileira foi formada por 30 trabalhadores, representantes de 21 empresas, que se destacaram nos Jogos Nacionais do SESI, realizados em maio, em Salvador. O mundial contou com atletas de associações esportivas de 11 países. O Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas do Mundial de Natação com 141 medalhas, sendo 74 de ouro, 46 de prata e 21 de bronze na disputa. A seleção da Itália ficou na segunda posição com 103 pódios. Foram 56 medalhas de ouro, 25 de prata e 22 de bronze. A Holanda terminou em terceiro, com 124 medalhas, 39 de ouro, 41 de prata e 44 de bronze. “Esses atletas são referências positivas e demonstram que a atividade física traz, além de benefícios para a saúde, outras oportunidades”, destaca o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, “Estamos muito orgulhosos dos nossos resultados”, comemora o presidente.

Membro Internacional - O Sesi é a única entidade brasileira membro da CSIT. A Confederação Esportiva Internacional do Trabalho é uma organização que congrega as entidades internacionais de regulação de modalidades de esportes. São membros da confederação 44 organizações de 36 países.

A participação de brasileiros em campeonatos mundiais de trabalhadores é organizada pelo Sesi, que promove o esporte junto às empresas com jogos municipais, estaduais, regionais e seletivas nacionais. Os torneios definem os atletas que participarão dos mundiais em diversas modalidades esportivas como natação, futebol, tênis e vôlei, por exemplo.