A prefeitura de Blumenau, a 120 km de Florianópolis, iniciou a evacuação de ruas que podem ser atingidas pela enchente nesta quinta-feira. Equipes da Defesa Civil orientaram moradores a deixarem suas casas e procurar abrigos com familiares ou em locais públicos. O transporte público também foi interrompido em toda a cidade.
A decisão de evacuar diversas ruas ocorreu após uma reunião entre o prefeito João Paulo Kleinüibing e integrantes da Defesa Civil municipal. De acordo com a prefeitura, seis abrigos foram abertos para atender a população. Dos atingidos, 40 famílias precisaram deixar suas casas. Blumenau foi uma das cidades mais atingidas nas enchentes de 2008, que mataram 135 pessoas em todo o Estado.
Na medição realizada às 17h, o rio Itajaí Açu estava 10,4 m acima de seu nível normal. Segundo a previsão da Defesa Civil, as águas podem ultrapassar os 12 m durante a noite, o que causaria alagamentos em boa parte da cidade e afetaria cerca de 60 mil pessoas, segundo o órgão.
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou em nota que o abastecimento de energia será interrompido por questões de segurança em locais onde os alagamentos acarretarem riscos para a população. O governador do Estado, Raimundo Colombo, segue para a região para avaliar a situação de Blumenau e de Rio do Sul, que decretou estado de calamidade pública no final da tarde desta quinta-feira.