A vereadora Fátima Santiago (PP), que estava sendo apontada – nos bastidores da Câmara Municipal de Maceió – com a vereadora que teria traído o “grupo dos seis” na votação secreta, que foi anulada pela Mesa Diretora e sob a qual ainda pairam suspeitas de fraude, negou que tenha votado pelos 31 vereadores, enganando a opinião pública.

Fátima Santiago, ao ser abordada sobre o assunto, deu a entender que já sabia dos comentários de bastidores, que se tornaram públicos, na manhã de hoje, dia 06, durante um pronunciamento de Heloísa Helena (PSOL).

“Ficam dizendo que foi uma vereadora que votou pelo aumento traindo o grupo. Falam que foi a Fátima nos bastidores, mas ela estava com a gente e me entregou a cédula logo depois da votação. E se fosse alguma vereadora que tivesse traído tinha que ter os homens por trás para entregar a cédula, pois ela não poderia ter confeccionado”, ressaltou a psolista, defendendo a colega.

A votação (que ocorreu de forma secreta) tinha como objetivo a aprovação do projeto de alteração da Lei Orgânica Municipal, que aumenta de 21 para 31 o número de edis na Casa. A votação foi anulada justamente por que feria o Regimento Interno.

Quanto ao projeto, foi descartado, pois a Mesa Diretora da Câmara Municipal – após um parecer da Procuradoria – aumentou o número de edis automaticamente com base em uma emenda de 2009. Mas, nos bastidores o clima ainda é “tenso” entre alguns vereadores por conta do debate a respeito deste aumento.

O “grupo dos seis” – como antecipado pelo Cada Minuto – tenta derrubar a decisão da Mesa Diretora por vias judiciais. Quanto aos comentários de ter traído o grupo na votação, Fátima Santiago destacou: “eu gostaria de não falar sobre este assunto. Ainda é algo que me machuca muito”, frisou. Porém, logo em seguida reforçou: “eu não trairia o grupo, pois sempre foi público o meu posicionamento, inclusive no uso da tribuna a Casa”.

“Não sou eu que tenho interesse de votar pelo aumento dos vereadores. Eu defendo a permanência dos 21. Não seria eu que teria este interesse. O que eu posso dizer é isto”, finalizou Fátima Santiago. A vereadora ainda assinou a nota à imprensa, que foi divulgada – na manhã de hoje – durante a sessão da Câmara Municipal de Maceió. Fátima Santiago faz parte – portanto – do grupo que vai à Justiça para tentar manter os 21 vereadores, independente da redução de cargos, congelamento de salários ou diminuição de verbas indenizatórias.