Os ‘amarelinhos’ que integram os Programas Criança Integrada e Tri-Criança – Esporte e Cidadania nos Municípios alagoanos, da ONG O Consolador e com patrocínio da Petrobras, participaram da 4ª etapa do Campeonato Alagoano de Triathlon, realizado na manhã deste sábado (03/09), com destaque. Cerca de 200 crianças que integram os dois programas conseguiram superar seus limites, mostrar muita força de vontade, além do resultado positivo com premiações.
A competição organizada pela Federação Alagoana de Triathlon contou com provas no circuito 5km,onde os competidores tiveram que dar duas voltas, entre o Sete Coqueiros e Alagoinhas; Triathlon Mini-Sprint, onde os atletas tiveram que realizar um percurso de 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida; Triathlon Sprint, que é maior prova do circuito onde foram cumpridos 350 metros de natação, 10 km de ciclismo e 2,5 km de corrida.
Finalizando a competição, os atletas participaram ainda das provas de Duathlon, onde foi feito um percurso de 1km de corrida, 10 km de ciclismo e novamente, 1km de corrida e o Aquathlon, onde os competidores realizaram 1km de corrida, 500 metros de natação e novamente, 1km de corrida. Essas duas provas são próprias para iniciantes no esporte.
Representando O Consolador participaram da prova dos 5 km, 34 crianças; no Duathlon foram 85; no Thiathlon foram cinco e duas no Mini Sprint. A participação dos atletas do Consolador no evento aconteceu de acordo com os níveis de aprendizagem, desenvolvimento, assiduidade e interação dentro de cada núcleo onde o projeto foi implantado. Dessa competição, vieram representantes dos núcleos das cidades de Igaci, Atalaia, Pilar, Barra de São Miguel, e em Maceió nos bairros de Ponta Grossa, Trapiche da Barra, Prado, Vergel do Lago, Pontal da Barra, Feitosa, Osman Loureiro, Clima Bom e Graciliano Ramos.
DESTAQUES:
As provas da 4ª etapa do Campeonato não faltaram representantes do Consolador em destaque. Entre eles, está o segundo colocado da prova dos 5 km, Jonathan Willames Matos, 15 anos, que integra o núcleo da cidade de Igaci. “Foi uma prova tranquila. Coloquei tudo que aprendi durante os treinos e consegui esse resultado positivo”, contou o menino, que integra o Tri-Criança, há dois anos. “Depois que comecei no projeto minha vida ficou mais feliz. Agora tenho objetivos e metas, que é ser o melhor sempre”.
O primeiro lugar também na prova do 5 km é integrante da equipe do Consolador. Wesley Diego Feitosa, 16 anos, participa do núcleo da Escola Maria das Graças de Sá Teixeira, e era só felicidade com o resultado. “Esse é o resultado do meu treinamento diário, onde acordo cedo e vou treinar, estudo pela manhã e a tarde treino novamente. Minha meta é está nas olimpíadas de2016”, afirmou.
Confira o resultado da competição:
RESULTADO GERAL MASCULINO 5 KM
1º Wesley Diego dos Santos - Consolador - Escola Maria das Graças - Maceió - AL
2º Jonathan Willians Matos - Consolador/Igaci - Igaci - AL
3º Edvaldo Pontes da Silva - PM-AL - Maceió - AL
4º Anderson - Consolador/Osmam - Maceió - AL
5º Neilton Santos da Silva - Consolador/Pontal - MAceió - AL
RESULTADO GERAL FEMININO 5 KM
1ª Tatiana Maria Leandro - Consolador/Igaci - Igaci - AL
2ª Maria Silvania Ferreira da Silva - Maceió - AL
3ª Albertina Elias de Lima - PM-AL - Maceió - AL
4ª Raquel Nasciemnto da Silva - Consolador/Igaci - Igaci - AL
5ª Jairane Lilian - Consolador/Igaci - Igaci – AL
RESULTADO SPRINT MASCULINO GERAL
1ºCarlos Henrique Alexandria - Gov./PE. Bolsa Atleta - Recife - PE
2ºPeterson Nunes Lira - Mangue - CE - Fortaleza - CE
3ºJeverton Monteiro Nascimento Barros - Consolador - Maceió - AL
RESULTADO SPRINT FEMININO GERAL
1ª Dejoane Ellem - Consolador - Maceió - AL
2ª Kemilly Francielli dos Santos - Consolador - Maceió - AL
RESULTADO MINI - SPRINT MASCULINO GERAL
1º Rafael Bezerra da Silva - Tocquiville - Maceió - AL
2º Alex Omena Gomes Barros - Formafit - Maceió - AL
3º Ednaldo Candido da Silva - exercito - Maceió - AL
RESULTADO MINI - SPRINT FEMININO GERAL
1ª Cristiane Oliveira de Moraes - Salvador - BA