Nesta terça-feira (30), último dia das Paraolimpíadas Escolares, os alunos/paratletas de Alagoas encerraram a participação na competição – realizada em São Paulo –, conquistando mais oito medalhas. A equipe de atletismo somou seis medalhas (duas de ouro, três de prata e uma de bronze) e a natação levou as outras duas (uma de ouro e outra de bronze).
Os ouros vieram com a revelação do atletismo Mariele Costa, que venceu a prova de salto em distância, e com Elizabeth Cristina, vencedora no lançamento de pelota. Outro ouro foi de Kaio Bruno, que venceu a prova dos 50m livres de nado. Mariele e Kaio terminaram as paraolimpíadas com três medalhas de ouro cada um.
Ainda pelo atletismo, mais quatro medalhas foram conquistadas, com Daniel Alves e Jamerson Alves, prata no lançamento de pelota, Kennedy Tavares, prata nos 1.000m, e Felipe dos Santos, bronze no lançamento de pelota. Para fechar o dia, mais outra medalha de bronze foi conquistada na natação pelo paratleta Lucas Silva.
Com as conquistas dês terça-feira, Alagoas encerra sua participação nas Paraolimpíadas somando 20 medalhas, sendo nove de ouro, cinco de prata e seis de bronze. De acordo com a chefe da delegação alagoana e diretora de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Edução e do Esporte, Maria Luiza, Alagoas superou o número de medalhas do ano passado. "Batemos a marca dos anos anteriores em termos de conquista de medalhas. Isso mostra a importância de se investir e apoiar esses alunos/paratletas”, disse Luiza.
Vôlei
Na quadra de vôlei sentado no Parque Anhembi, os torcedores vibraram ponto a ponto acompanhando a disputa do terceiro lugar, realizada entre Alagoas e Rio de Janeiro. As equipes disputaram o bronze em uma partida repleta de ralis, mas a maior experiência dos cariocas garantiram a vitória com o placar de 2x0 (25/21 e 25/19).
“A nossa participação na competição foi muito boa. Na estreia, competimos entre equipes de oito regiões já acostumadas nesse torneio. Os alagoanos mostraram sua força e conquistaram o quarto lugar, ficando à frente de estados como Minas Gerais e Santa Catarina”, avaliou o técnico João Rafael.
Superação
Em sua terceira edição, as Paraolimpíadas Escolares 2011 reuniram, entre os dias 28 e 30 de agosto, cerca de mil competidores de 23 estados mais o Distrito Federal em quadras, piscina e tatame de São Paulo (SP). Para o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, as Paraolimpíadas Escolares foram um sucesso.
"A competição mais uma vez foi um sucesso. Além da descoberta de novos talentos com potencial para representar o Brasil em grandes competições, como os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, o evento aumentou em número de atletas, estados participantes e nível técnico. Isso prova que estamos no caminho certo", ressaltou Parsons, agradecendo aos governos estaduais que levaram suas delegações para o evento.
A delegação de Alagoas retorna a Maceió, na noite desta quarta-feira (31).