Representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligados ao Ministério da Integração, estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (29), com o vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, democrata e vice governador, José Thomaz Nonô, com o objetivo de conhecer as ações realizadas em prol das vítimas das enchentes em Alagoas.
“A reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes continua sendo uma das nossas prioridades. O governo está trabalhando duramente para finalizar o programa e cumprir o compromisso com as famílias afetadas por esta tragédia. As obras da reconstrução estão andando, e como coordenador do Programa venho cobrando celeridade e urgência na construção das casas”, afirmou José Thomaz Nonô.
O diretor do Departamento de Articulação e Gestão, Cristiano Heckert, e a coordenadora da área de Assistência Humanitária do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), Verena Lellis, conversaram com o vice-governador sobre formas de apoio assistencial para os desabrigados.
Na ocasião, os representantes da Sedec visitaram os municípios de União dos Palmares, Branquinha e Murici, para conhecer em loco a situação dos flagelados e do processo de construção das unidades habitacionais.
Em União dos Palmares, os representantes visitaram as obras do Conjunto Nilton Pereira, onde estão sendo construídas 2.020 casas pré-fabricadas. O diretor e a coordenadora conheceram o processo de fabricação das moradias e a casa-modelo, que possui cozinha, banheiro, sala e dois quartos. O conjunto possui escola, três reservatórios de água, saneamento básico e um posto de saúde em obras.
No município de Branquinha, os representantes visitaram as obras de construção da ponte de acesso aos assentamentos, a unidade de saúde que presta atendimento ao Programa Saúde da Família e o conjunto Raimundo Nonato - que terá 976 moradias. Em visita ao acampamento da cidade, conheceram os trabalhos itinerantes realizados pela Secretaria de Assistência Municipal que realiza cursos e atividades para as 132famílias do abrigo provisório
Em Murici, os representantes visitaram as obras dos conjuntos habitacionais Pedro Tenório Raposo e major Olavo Calheiros, onde estão sendo construídas 2.328 casas para os desabrigados.
Durante as visitas aos acampamentos, os representantes conheceram as cozinhas e banheiros coletivos, além das ações sociais realizadas pelas secretarias municipais de assistência social. Em Murici, os representantes conheceram o trabalho das quatro cozinhas do acampamento que distribuem 1.995 refeições por turno para os familiares das 480 barracas.
O diretor do Departamento de Articulação e Gestão, Cristiano Heckert, avaliou como positivo o andamento das obras nos municípios visitados. “Pudemos ver que as obras estão andando e que o governo está acelerando o ritmo da construção das casas. Esse empenho é fundamental para se ter uma solução definitiva para essas famílias”, afirmou o diretor.
A coordenadora da área de Assistência Humanitária do Cenad, Verena Lellis, ressaltou o apoio da Sedec ao Programa da Reconstrução. “O intuito da nossa visita é reforçar e colocar o Governo Federal à disposição para a assistência emergencial às famílias atingidas pelas enchentes”, disse Verena.
O vice-governador lembrou ainda que se reuniu com os prefeitos dos municípios atingidos, os secretários estaduais e demais representantes e órgão envolvidos no processo e está visitando os canteiros de obras do Programa da Reconstrução, para ver pessoalmente o andamento das obras e cobrar a celeridade na construção das casas. José Thomaz Nonô já esteve nos municípios de União dos Palmares, São José da Lage, Santana do Mundaú, Branquinha e Murici.
Nos próximos dias o coordenador deve visitar os municípios afetados no Vale do Paraíba.
Siga-me>twitter>@Bsouto