O brasileiro José Aldo vai defender seu cinturão dos pesos pena no UFC 136, em Houston no dia 8 de outubro, contra o americano Kenny Florian. A luta será o co-evento principal, o que significa que há uma luta considerada mais interessante no card - no caso, a revanche entre o campeão dos pesos leves, Frankie Edgar, e o desafiante Gray Maynard, que empataram no UFC 125.
Defesas de cinturão geralmente são eventos principais de seus cards, mas Aldo fará sua segunda defesa no UFC e em nenhuma delas esteve como destaque principal. Na outra, no UFC 129, em 30 de abril, também foi apenas co-evento principal e, apesar da performance impressionante contra Mark Hominick, perdeu o último round, em que se limitou a aguentar os golpes do canadense e esperar o tempo passar. Para a luta em Houston, contra um adversário mais famoso - além de ser um veterano com passagem por quatro categorias de peso diferentes, Florian é comentarista de MMA em uma emissora americana - o manauara prometeu uma luta empolgante do começo ao fim, o que pode enfim torná-lo mais conhecido entre os fãs americanos e valer um evento principal no futuro.
- Estou preparado, vou lutar muito melhor do que fiz. Muitas pessoas questionaram (se havia me cansado contra Hominick), mas eu estava lutando com o regulamento debaixo do braço. Mas garanto que sempre que estou lá dentro, vou dar show pros fãs - explicou Aldo na coletiva de imprensa de lançamento do evento, nesta terça-feira, em Houston.
Mesmo ainda pouco conhecido, Aldo tinha fãs na plateia em Houston. Quando o presidente Dana White abriu o microfone para fãs fazerem perguntas, um torcedor demonstrou admiração pela técnica do "Scarface" com os chutes.
O UFC 136 terá transmissão ao vivo do canal Combate, que, antes disso, exibe também ao vivo todas as lutas do UFC Rio, no próximo dia 27, a partir de 19h (horário de Brasília).