“Balançando o Ganzá” volta a fazer parte da programação da TVE

19/08/2011 12:59 - Televisão
Por Redação

No mês do folclore, o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) presenteia os alagoanos com uma reedição do programa Balançando o Ganzá, que passa a ser exibido neste sábado (20), ao meio-dia, na TV Educativa de Alagoas (TVE). Idealizado pelo saudoso folclorista Ranilson França, o programa que retrata os folguedos e a cultura popular do nosso estado, volta a fazer parte da programação da emissora repaginado, com nova identidade visual e linguagem de documentário.

“A reexibição dos programas criados pelo professor Ranilson França era um sonho para nós que fazemos a TVE, mas o material precisava ser revisto, reorganizado e foi aí que a parceria com o cineasta Pedro da Rocha foi fundamental. Além de sua sensibilidade ele emprestou ao programa imagens de seu acervo pessoal enriquecendo as produções antigas e fazendo nascer um novo Balançando o Ganzá,” explica Clarissa Veiga, diretora da TVE.

“Está sendo maravilhoso revisitar o legado de Ranilson e ajudar a dar continuidade ao trabalho de resgate, preservação e divulgação da nossa cultura”, diz Pedro da Rocha, responsável pela reedição do programa. “Para mim Ranilson continua vivo, isto porque, estou constantemente dialogando com sua obra, foi assim quando dirigi o filme “O Santo Guerreiro do Povo”, e está sendo agora, com a reedição do Balançando o Ganzá,” revela.

De acordo o diretor-presidente do IZP, Marcelo Sandes, o programa Balançando o Ganzá terá inicialmente reedições dos momentos mais marcantes das produções comandadas pelo folclorista Ranilson França e posteriormente serão gravados programas inéditos.

O Balançando Ganzá funciona como uma verdadeira vitrine da cultura popular alagoana, que tem buscado manter vivo o compromisso deixado por Ranilson França de levar aos ouvintes, no caso da Educativa FM, e aos telespectadores, no caso da TVE, exemplos da luta dos artistas populares para manter as nossas tradições, mostrando a riqueza dos grupos folclóricos, folguedos, violeiros, repentistas, artesãos, cordelistas e a história dos nossos mestres, que a cada edição revelam as alegrias e dificuldades de manter viva a autenticidade de suas apresentações.
Nesta primeira fase, a TVE exibirá 20 programas, a exemplo dos especiais sobre Théo Brandão, Dona Flor, do Guerreiro Vencedor, Forrozeiros, Muquém, Pastoril, Quadrilhas, Música Folclórica e Culinária Junina.

E já na estreia, o público vai acompanhar uma gravação feita por Ranilson e a equipe da TVE, na época comandada pelo jornalista Roberto Amorim, sobre o também professor e folclorista Théo Brandão. A gravação de 2003 traz depoimentos da filha do homenageado, Valnia Brandão, que revela como o pai se interessou por pesquisar a cultura popular e conta ainda algumas histórias vividas por um dos maiores expoentes da cultura alagoana. Intercalando os depoimentos, os telespectadores vão conferir belíssimas imagens dos nossos folguedos e de peças expostas no Museu Théo Brandão, além de imagens do acervo pessoal da família do pesquisador. O programa conta também com depoimentos da antropóloga Nadia Amorim, que foi aluna do folclorista nas disciplinas de Antropologia Cultural e Etnografia do Brasil.

Alagoano de Viçosa, Théo Brandão foi membro fundador da Comissão Nacional do Folclore, e participou de sociedades e congressos sobre folclore e antropologia no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios da Academia Alagoana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, por sua obra Folclore de Alagoas. Em 20 de agosto de 1975, a Universidade Federal de Alagoas criou o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, para abrigar o acervo do folclorista doado à universidade.

Na TVE, o programa terá suas estréias sempre aos sábados, ao meio-dia, com reapresentação as terças-feiras, às 12h, e as sextas-feiras, às 8h45. O teaser do programa pode ser conferido no link: http://www.youtube.com/watch?v=QKAPbZRZ4gA. Os apaixonados pela cultura alagoana podem assistir ainda a versão do Balançando o Ganzá na Educativa FM, que estreou em 14 de setembro de 1987, e vai ao ar todos os sábados, das 14h às 15h, sob o comando do pesquisador Ivan Barsand.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..