O brasileiro Maurício "Shogun" Rua enfrenta o americano Forrest Griffin no co-evento principal do UFC Rio, ou UFC 134, que acontece no próximo dia 27, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Ex-campeão da categoria meio-pesado, o lutador curitibano pode voltar à briga pelo título com uma vitória no evento brasileiro, de acordo com o presidente do UFC, Dana White.
O dirigente reconheceu que Shogun perdeu espaço após sua derrota para o atual campeão, Jon Jones, em 19 de março, no UFC 128, mas o elogiou e afirmou que uma nova chance para o brasileiro está próxima.
- Muitos caras trabalharam para subir na fila, e ele vai ter que batalhar para voltar à briga. Shogun está entre os melhores lutadores do mundo e está a uma ou duas lutas de voltar a lutar pelo título, mas há muitos fatores que influenciam nisso - disse White durante teleconferência com a imprensa internacional, nesta terça-feira.
O cinturão da divisão meio-pesado estará em disputa no evento seguinte ao Rio de Janeiro, o UFC 135, que acontece em 24 de setembro em Denver, nos EUA. Jon Jones vai defender o título contra Quinton "Rampage" Jackson. O vencedor desse combate deve enfrentar Rashad Evans, considerado o desafiante número 1 da categoria e que deveria ter enfrentado Shogun quando o brasileiro ainda era o campeão, mas deu lugar a Jones por conta de uma lesão no joelho. Depois desses três lutadores, White listou Shogun, Griffin e o brasileiro Lyoto Machida como próximos na fila para lutar pelo cinturão.
Apesar do voto de confiança do chefão, Shogun vai para a luta pressionado. Nova derrota o deixaria com apenas uma vitória em suas últimas quatro lutas. Além disso, seria seu segundo revés contra Forrest Griffin, que o bateu em sua estreia no UFC com uma finalização. O curitibano, porém, diz que não pensa em nenhum desses fatores ao analisar a luta.
- Penso apenas em dar meu melhor e vencer. Não penso no pior, só penso no que posso conquistar. Com certeza a derrota (para Jones) foi muito amargurante, fiquei muito chateado, mas treinei bastante e vou superar isso - afirmou o brasileiro.
O UFC Rio, ou UFC 134, acontece no próximo dia 27 na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, e o canal Combate transmite todas as lutas ao vivo, a partir de 19h (horário de Brasília).