A Federação Alagoana de Ginástica (Fagin), em parceria com o Sesi e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), realiza curso de aperfeiçoamento técnico em ginástica rítmica para professores e estudantes de Educação e ginastas.
As aulas teóricas e práticas estão sendo ministradas pela manhã e à tarde no ginásio Aprígio Vilela (Sesi/Cambona), pela professora Monika Mello Queiroz, da Universidade Federal do Espírito Santo (ES). As aulas, iniciadas nesta quarta-feira (10), prosseguem até o sábado (13).
A professora Monika é ex-treinadora da seleção brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto, e participou dos Jogos Panamericanos de 2007/RJ e Jogos Olímpicos de 2008/Beijing. “Esse curso é uma reciclagem com o objetivo de aumentar o índice técnico tanto da parte de competição como de iniciação esportiva. Acho muito válida essa iniciativa porque mostra que o Estado está valorizando essa modalidade”, disse a palestrante, elogiando também o ginásio do Sesi como um importante centro de excelência para a prática da GR por toda a comunidade.
“Esse local fica inserido numa região que atende a comunidades menos favorecidas. As pessoas param de pensar que o esporte para os mais carentes financeiramente seja só o futebol. A mulher é mais valorizada, já que a ginástica rítmica é só para mulheres, então isso tudo tem um contexto social muito importante”, explicou Monika.
A aluna e ginasta Juliana dos Santos, da Escola Estadual Rosalvo Lobo, bi-campeã dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que vai representar o Estado nas Olimpíadas Escolares deste ano em Londrina (PR), declarou que esse curso representa mais um incentivo e experiência para os ginastas. “Como a professora Monika foi técnica da seleção brasileira isso representa muito pra gente, porque vamos conhecer muitas coisas que a gente não conhecia e temos essa oportunidade agora”, disse Juliana, avisando que está treinando bastante para as Olimpíadas Escolares.