Natalia Castro, participante da edição de 2011 do reality show Big Brother Brasil, é praticante veterana das passadas. O interesse pela corrida surgiu por meio do triathlon, esporte que pratica com mais regularidade. Para o ano que vem, a meta é audaciosa: Natalia quer completar os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida do Ironman Brasil, que será realizado no dia 27 de maio, em Florianópolis (SC). Confira abaixo uma entrevista exclusiva da triatleta à W Run.
Como e quando iniciou a sua ligação com os esportes?
Natalia Castro: Aos 6 anos de idade, quando comecei a praticar natação em um clube em Ipatinga (MG). Desde então nunca parei. Mudei para os EUA com 12 anos e continuei a nadar por lá. Pela natação consegui concluir minha faculdade de Analise Criminal. Neste meio tempo conheci o triathlon e me apaixonei.
E a corrida, surgiu quando na sua vida?
Natalia: Foi consequente ao triathlon, que hoje é meu esporte favorito. Minha primeira prova foi em 2001, e desde então foi amor a primeira vista. Nunca gostei de correr, mas depois que pratiquei e aprendi, incluí o esporte na minha rotina diária. Já fiz maratona, meia-maratona, e algumas provas de 5 km e 10 km. Eu prefiro os 21 km, pois não é tão curta e nem tão desgastante quanto uma maratona completa. É divertida!
Quando surgiu a ideia de completar um Ironman? E como é a sua rotina diária de treinos hoje para cumprir esse objetivo em 2012?
Natalia: Sempre foi um desejo meu. O triathlon é viciante, quanto mais você faz, mais quer saber qual o seu limite. Comecei com distancias curtas, e hoje quero chegar ao Ironman, eventualmente ao Ultraman [10 km de natação, seguidos de 148,8 km de bike no primeiro dia, 275,8 km de ciclismo no dia seguinte e 84,3 km de corrida no terceiro e último dia de disputa]. Estou treinando com um ícone do triathlon, Alexandre Ribeiro [tetracampeão mundial de Ultraman]. Treino diariamente, e faço duas ou as três modalidades. Se estou viajando ou com a agenda complicada corro entre 9 km e 12 km. Também tenho o acompanhamento de uma nutricionista e me programei para participar de provas como meias-maratonas, biathlons, triathlons – curto e olímpico –, entre outras, como preparação para o ano que vem.
Como a prática de esportes te ajuda na vida, tanto na parte física quanto mental?
Natalia: Esporte para mim equivale a qualidade de vida em geral, tanto física quanto psicologicamente. Cuidar do corpo é essencial, não só pela estética, mas também pela saúde. Além disso, tem a disciplina associada à prática do esporte que pode ser levada a qualquer aspecto de nossas vidas. Sempre falar que é um grande antídoto para o estresse.
Quais são seus locais favoritos de treino?
Natália: Gosto de treinar na praia. No Rio de Janeiro, treino muito no Pepê. Tem também o Bosque da Barra, que é um excelente lugar. Morei 15 anos na Flórida (EUA), e lá tem Key Biscayne, uma ilha em Miami, que para o triatleta é um parque de diversões. Dá para correr, pedalar e nadar no mesmo local.