O comercial de uma distribuidora de combustível imortalizou a frase "brasileiro é apaixonado por carro". Os clubes de automóveis, que reúnem milhares de associados via internet e já chamam a atenção dos fabricantes, provam que a peça publicitária acertou em cheio.

"A internet derrubou a barreira geográfica, e hoje temos associados até nas regiões Norte e Nordeste", afirma Guilherme Quandt, administrador do Clube Peugeot (45 mil membros), cuja "sede" fica em Santa Catarina.

O empresário de 29 anos está no sétimo carro da marca, um 307 hatch.

Na rede, os clubes conseguiram aumentar o número de sócios, ampliar a organização de encontros e oferecer serviços aos participantes (veja no quadro abaixo).

"Abrimos no site um sistema de avaliação de concessionárias que deu muita repercussão. O próximo passo é que a montadora responda às reclamações diretamente no fórum", ressalta Quandt.

O Clube Ford HP nasceu do carinho de Mark Smith pelo Fiesta, mas cresceu tanto que passou a dar espaço a outros modelos da marca.

"Depois que comprei o carro, decidi reunir outros proprietários. No primeiro encontro, foram apenas três pessoas. Mas, depois que montei o site, o clube chegou a mais de 1.500 associados", lembra Smith.

Família é a palavra mais usada nos slogans. "Mais que um clube, uma família" é o lema do Clube do Uno (16 mil membros), por exemplo.

Para o professor Ailton Amelio da Silva, do Departamento de Psicologia Experimental da USP (Universidade de São Paulo), é comum, em algum momento da vida, o ser humano sentir a necessidade de integrar um grupo.

"Pode ser uma academia, um clube ou até uma assinatura de revista", diz Silva.

Os clubes também funcionam como redes sociais.

"Hoje trabalho na empresa de uma pessoa que conheci pelo nosso site", revela o engenheiro Fernando Cravo, 31, coordenador do Celta Clube (49 mil sócios).

E, como em todo clube, é importante ser solidário.

"Levei um tiro ao reagir quando tentaram roubar meu Celta. O pessoal do clube se mobilizou para me ajudar", conta a vendedora Adriana Gabrielle dos Santos, 23.

Com o crescimento do número de associados, os fabricantes voltaram suas atenções para os clubes.

Fiat e Volkswagen, por exemplo, convidam integrantes dos grupos para visitas a suas fábricas e para participar de eventos da marca.

"Temos um bom contato com a GM", afirma Fernando Cravo, coordenador do Celta Clube. Em janeiro, sócios participaram do lançamento da linha 2012 do modelo.

"A Peugeot tem uma participação promocional no site e nos eventos, incluindo o patrocínio ao nosso encontro anual", explica Guilherme Quandt, administrador do Clube Peugeot.

Realizado em novembro, o evento reúne na cidade de São Paulo proprietários de modelos da marca de diferentes regiões do país, que vão à reunião dirigindo.

Além das tradicionais ofertas de peças e de veículos feitas por membros, fabricantes e lojas perceberam o potencial de comunicação dos clubes. "Nossa página também recebe anúncios de concessionárias, mecânicas e lojas de acessórios", diz Quandt.

VETERANOS

E não são só carros recentes que fazem sucesso em páginas na internet. Os veteranos são um capítulo à parte.

Modelos que deixaram de ser produzidos contam com uma legião de fãs, ávidos por informações e histórias de seus veículos.

O Tempra Clube foi lançado em 1998, um ano antes de o modelo da Fiat ser descontinuado, e hoje contabiliza mais de 11 mil associados.

"Um ponto de honra é não deixar ninguém sem resposta, seja qual for a dúvida, como dicas de compra e manutenção", ressalta o fundador, Luiz Fernando Rodrigues.

Conteúdo semelhante tem a página do Volkswagen SP2, esportivo produzido no Brasil de 1972 a 1976. O site traz dados técnicos e ofertas de equipamentos para o modelo.

O Chevrolet Monza, descontinuado em 1996, é outro que ainda desperta paixões.

Criado em 1999, o Monza Clube tem hoje mais de 15 mil associados, incluindo alguns de fora do Brasil.

"Pesquisava em revistas e na internet, mas encontrava poucas informações sobre o carro. Resolvi consultar amigos e mecânicos, depois coloquei tudo no site", conta William Bertochi, fundador e presidente do Monza Clube. (Ricardo Ribeiro)