O Instituto Walmart – organização responsável pelas ações de responsabilidade social do Walmart Brasil - pegou a estrada e segue em caravana por oito capitais brasileiras para descobrir e incentivar ações de mobilização comunitária. Na prática, o Instituto busca atitudes adotadas por pessoas e organizações da sociedade civil que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida. Em Alagoas, a Caravana Instituto Walmart estará em Maceió na próxima quarta-feira (3), a partir das 8h30, no Tambaqui Hotel, em Ponta Verde. O evento é aberto ao público e a qualquer organização social que queira participar. Os interessados devem enviar e-mail para caravana@ficas.org.br e confirmar presença.

 

O encontro trará casos de mobilização social e promover a troca de experiências trazidas pelos participantes. Com isso, a intenção do Instituto é reunir aprendizados mobilização comunitária e também reunir ações que possam ter apoio, inclusive por meio do Walmart Brasil. O evento possui um blog, que pode ser acessado no endereço: http://www.caravanainstitutowalmart.org.br

 

“Queremos divulgar as experiências e aprendizagens de mobilização comunitária que constituem o patrimônio e a riqueza da prática social das diversas comunidades e regiões do País. Com esta iniciativa, pretendemos estimular ainda mais a mobilização comunitária, conectar pessoas e organizações por meio da troca de experiências”, afirma Adriana Mariano, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Walmart. Ela informou que as primeiras capitais visitadas pela iniciativa foram São Paulo e Salvador (BA). As próximas a receberem a caravana até o final do ano são Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Natal (RN) e Recife (PE).

 

Chave - Segundo a gerente de Responsabilidade Social do Instituto Walmart, a mobilização comunitária é a chave para o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. Para tanto, busca com sua Caravana conhecer pequenas ou grandes ações que transformam aspectos importantes na vida da comunidade, com objetivos específicos como, por exemplo, melhorar escolas, formar jovens, resolver a questão do lixo, melhorar uma praça, equipar espaços comunitários com computadores, entre outros. Ou ainda identificar ações que tenham como objetivo a própria mobilização comunitária, estimulando a criação e manutenção espaços de participação, valorizar talentos e recursos locais, articular setores, desenvolver competências locais que levem ao envolvimento das pessoas e atores sociais na solução de problemas identificadas na comunidade.

 

A ideia da Caravana nasceu a partir da experiência do Instituto Walmart junto às comunidades. Desde 2005, a organização atua em contato direto com populações do Brasil onde o Walmart possui suas unidades. Junto a elas, são duas formas de atuação: por meio do Investimento Social Privado realizado através do apoio a programas e projetos, desenvolvidos em parcerias com organizações da sociedade civil, em três causas: Desenvolvimento Local, Geração de Renda e Juventude e Trabalho; e por meio do apoio às ações de Responsabilidade Social da empresa, com as chamadas Ações na Comunidade (Dia na Comunidade, Programa Banco de Alimentos e Calendário de Boas Ações), realizadas em parceria com as lojas. (Para saber mais, acesse nosso site www.iwm.org.br)

 

 

# Serviço:

O quê: Caravana Instituto Walmart

Quando: Quarta-feira, 03 de agosto

Horário: das 8h30 às 12h30

Endereço: no Tambaqui Hotel, na Rua Engenheiro Mario de Gusmão, 176, Ponta Verde.