O segmento de televisão por assinatura brasileiro estima alta de 18,7% no faturamento em 2011, para R$ 14,6 bilhões, informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA). No primeiro semestre, o faturamento do setor somou R$ 7,1 bilhões, informou a entidade.

Em 2010, a indústria contabilizou vendas de R$ 12,3 bilhões e um total de 9,8 milhões de usuários de TV paga, num crescimento de 31% sobre 2009. O setor vive fase de convergência de tecnologias no Brasil, com grandes grupos de telefonia ingressando na oferta de serviços de TV e operadores oferecendo conteúdo online que pode ser acessado por banda larga.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu até terça-feira passada consulta pública para novas regras que eliminam barreiras à entrada de novos competidores no setor e que impõem condicionantes de atuação para empresas com poder de mercado significativo, como as companhias de telecomunicações, que terão de estender a infraestrutura do serviço por um número mínimo de domicílios em suas áreas.