Acesso e Acolhimento com Qualidade – um desafio para o SUS” foi o tema dos debates desta quarta-feira (27) na VII Conferência Municipal de Saúde que está sendo realizada até amanhã pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal de Saúde, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O objetivo do evento é fortalecer a discussão e definir as propostas – formuladas por representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores e gestores – de melhorias no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió.
Para o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, que também ocupa a vice-presidência do Conselho Municipal de Saúde, a conferência irá contribuir ainda mais para a consolidação do SUS. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, também ressaltou a importância do evento, que reúne todos os segmentos envolvidos para discutir o que precisa ser feito para garantir mais qualidade ao atendimento do SUS na capital alagoana.
“O que Maceió precisa está sendo discutido nesta Conferência e será responsabilidade de todos nós – usuários, prestadores, trabalhadores e gestores da saúde – construir a política pública que será efetivada nos próximos quatro anos. Acesso e acolhimento com qualidade; um dia chegaremos lá”, frisou.
A conferência realizou uma mesa redonda, coordenada pelo professor da USP e consultor do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), pediatra Gilson Carvalho, que contou com a participação da promotora pública Micheline Tenório e abordou os sub-temas: “Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”; “Participação da comunidade e controle social”; e “Gestão do SUS”.