O brasileiro Cesar Cielo não conseguiu defender seu título dos 100 m livre no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai. Nesta quinta-feira, o nadador ficou na quarta posição (48s01), vendo o australiano James Magnussen (47s63) levar o ouro, seguido pelo canadense Bryant Hayden (47s95) e pelo francês William Meynard (48s00).
Campeão em 2009 e recordista mundial da prova com 46s91, Cielo passou à final dos 100 m livre em Xangai apenas com o quinto melhor tempo (48s34) e apontou o australiano James Magnussen e o americano Nathan Adrian como favoritos ao ouro.
Entretanto, quando a prova começou, Cielo deu mostras de que poderia conquistar o bicampeonato. Com um ritmo forte, o brasileiro liderou os primeiros 50 metros, mas, após a virada, acabou superado por Magnussen e Hayden, travando uma disputa com Meynard pelo bronze. No final, por 0s1, o francês levou a melhor.
Agora, o brasileiro concentra suas forças nos 50 m livre, prova da qual é campeão olímpico, mundial e dono do recorde (20s91). Cielo disputa as eliminatórias nesta sexta-feira.
No Mundial de Xangai, Cielo, que antes da competição teve que superar o envolvimento em um caso de doping, já havia conquistado a medalha de ouro nos 50 m borboleta.