Depois de se envolver numa badalada transação para o Grêmio Portoalegrense, o atacante alagoano Júnior Viçosa já treina no Sport do Recife, a quem foi emprestado na semana passada pelo time gaúcho. Aos 22 anos, o atleta que despontou no ASA ganha no time pernambucano a oportunidade de amadurecer e voltar ao Grêmio com mais experiência para brigar por um lugar no ataque do tricolor.
Júnior por pouco não aportou no Atlético Paranaense, indicado pelo técnico Renato Gaúcho, que lhe deu muitas oportunidades quando estava no Grêmio. Discordo de quem acha que a vinda do Viçosa para o futebol nordestino não lhe ajude. O Sport é um time grande do Brasil e uma vitrine de primeira para qualquer atleta, embora esteja na Série B. Aliás, Júnior Viçosa vai ter a oportunidade de enfrentar seu ex-clube no returno do campeonato, em jogo que acontecerá no Recife.
Já que o assunto envolve o Sport, vamos abordar a questão que tem como protagonista maior o jovem goleiro Gustavo, alagoano de Marechal Deodoro, que terminou se constituindo no maior vilão do futebol brasileiro desta semana. Defendendo a equipe do time rubro-negro na Taça BH de Futebol Júnior, ele protagonizou uma covarde agressão contra o goleiro Elivelton, do Sport, na última segunda-feira. O ainda gera notícia nacional pela forma covarde como aconteceu: uma voadora pelas costas. O jovem goleiro foi afastado pela direção do Sport, mas irá receber um tratamento psicológico acompanhado pelo clube da Ilha do Retiro.
Apesar de todos condenarem o ato impensado do goleiro, como ele mesmo reconheceu, ao se comprometer em procurar pessoalmente Elivelton, que o perdoou, para pedir desculpas, Gustavo ganhou uma forte defesa, nada mais, nada menos do fenômeno Ronaldo. Em seu Twitter, ele pediu que o garoto não fosse crucificado “Acabei de ver o lance horroroso do goleiro do Sport. Mas, gente, mandar o menino embora não resolve o problema. Não sou psicólogo, mas acho que antes de pensar em mandá-lo embora, temos de pensar em dar a ele a chance de se tratar”, ponderou Ronaldo. É assim que muitos deveriam agir com relação ao jogador, ainda em fase de formação. Assim penso.
E o ASA caiu uma posição na Série B após a 13ª rodeada, devido ao empate por 1x1 com o Salgueiro, no interior pernambucano, nesta terça-feira. Ainda não foi desta vez que obteve sua primeira vitória fora de casa pela competição, mas pelo menos demonstrou raça e superação ao arrancar o empate quando atuava com dois jogadores a menos. E quem voltou a brilhar foi Didira, que em meio aos medalhões contratados pelo Alvinegro, tem se constituído no grande destaque do time.
O ASA, agora em 10º luga, com 18 pontos ganhos (cinco pontos de distância do G4 e da zona de rebaixamento), vai enfrentar nesta sexta-feira, às 19h30 no Municipal, pela 14ª rodada, um dos melhores times da Segundona, o ABC de Natal, que desde o início do campeonato briga firme por uma vaga no G4. Via ser um jogo difícil que se antecipa emocionante. Um detalhe: a CBF antecipou este jogo, inicialmente marcado para o domingo (31).
Emoções também estão reservadas para o jogo do CRB contra o Guarany de Sobral, programado para este sábado, às 16h, no Rei Pelé. Jogo em que o Galo não pode pensa nem em empatar, pois do contrário jogará para mais longe o sonho de voltar à Série B. Vindo de uma derrota, o Alvirrubro é apenas o 4º colocado do seu grupo na Série C.