Católicos em Campo Grande fizeram carreata na manhã deste domingo (24) para homenagear São Cristóvão, o protetor dos motoristas e viajantes. A carreata percorreu dez quilômetros e reuniu mais de 200 ônibus, caminhões e carros de passeio.

"Conta a história que São Cristóvão era um homem de uma boa estatura, forte, e gostava muito de ajudar as pessoas. Certa vez ele estava carregando alguém, cruzando em um rio. Diz a história que era o próprio Jesus Cristo que ele carregava. Tornou-se então o grande protetor de todos os viajantes e dos motoristas", conta o padre Jocerlei José Tavares.

O jovem caminhoneiro Ederson da Silva Lima herdou a profissão do pai e aprendeu com ele o que é ser um bom motorista. "Ser um bom motorista é aquele cara que presta atenção no trânsito, que não se envolve em acidente, que sabe respeitar a lei de trânsito e obedece as placas. Indo assim, com certeza num vai se envolver em acidente", conta o filho. "Tem que gostar da profissão para ser um bom motorista. Criei minha família e estamos aí na luta", diz o pai, João Galhardo Lima.

Os fiéis encerraram a carreata com uma missa no pátio de um posto de combustíveis, no anel rodoviário. Improvisando um altar na carroceria de um caminhão, o novo arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa falou para quase 500 pessoas.

Para os católicos, a festa de São Cristóvão é também um momento para refletir sobre a violência nas estradas e no trânsito das cidades. Em Campo Grande, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), cerca de 3,5 mil pessoas ficaram feridas em 3 mil acidentes registrados entre janeiro e maio. O número de vítimas é 17% maior se comparado a igual período do ano passado.

No ano passado foram registradas 17 mortes no período. Este ano, 26 já morreram. Para as autoridades, a imprudência está entre as principais causas de acidentes.