Assim como na eliminatória, o brasileiro Cesar Cielo fez o melhor tempo na semifinal dos 50 m borboleta e avançou à decisão como o atleta a ser batido no Mundial de Xangai. Mesmo sem ter o nome gritado pela torcida que lotou os 18 mil lugares do Estádio Sea Crown, campeão olímpico ficou em primeiro na classificação geral com a marca de 23s19 - melhorando seu desempenho das eliminatórias, que foi de 23s26.

Após liderar as duas sessões, Cielo chega à decisão como favorito ao título em uma prova que nem é sua especialidade. Toda a polêmica de ter o nome envolvido em um caso de doping desde o início do mês parece ter ficado para trás; focado, o nadador não aparenta ter deixado a turbulência de fora da piscina interferir em seu desempenho dentro dela.

A final dos 50 m borboleta masculino acontece nesta segunda-feira, em sessão que terá início às 18h local (7h de Brasília), com a final dos 100 m borboleta feminino. É a grande chance da segunda medalha de ouro para o Brasil no Mundial - a primeira veio com Ana Marcela Cunha, que venceu a prova dos 25 km nas maratonas aquáticas.