Produtores, piscicultores e técnicos extensionistas de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio participarão, entre os dias 25 a 28 de julho, do segundo Curso de Beneficiamento de Pescado, que está sendo organizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura Delta do São Francisco, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL. A capacitação será realizada no Centro de Aquicultura, no município de Porto Real do Colégio.
Serão vinte piscicultores capacitados, desenvolvendo atividades práticas e teóricas, em uma carga horária de 32 horas/aula. Essa será a segunda turma de piscicultores capacitada no curso. No início de julho, outros 20 produtores desses municípios participaram da qualificação.
De acordo com o gestor do APL Piscicultura Miguel Ângelo, a capacitação oferecerá aos participantes a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e dinamizarem sua produção. “O curso irá contribuir para fortalecimento dos piscicultores, agregando valor aos produtos e gerando mais renda”, concluiu Miguel.
O curso será ministrado pela professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em aquicultura e recursos pesqueiros e técnica do Instituto Xingó, Susana Luz.
Segundo a professora, a metodologia utilizada nesta capacitação será a mesma que a do curso realizado no início de julho, com aulas teóricas sobre técnicas de manuseio, higiene, conservação, processamento e beneficiamento do pescado, contribuindo para melhor aproveitamento da matéria-prima procedente da piscicultura.
“Após a exposição teórica, será feita a prática com as técnicas de abate, descamação, evisceração e cortes do pescado. Além disso, vamos capacitar os participantes para a produção de diversos alimentos a base do peixe, como almôndegas, hambúrguer, kibe, lasanhas, salgados, tortas, escabeche, além da elaboração de produtos salgados e defumados”, explicou Susana Luz.