O UFC 136 terá uma luta entre brasileiros e uma disputa de cinturão. Demian Maia e Jorge Santiago concordaram na madrugada desta sexta-feira em se enfrentarem no evento, que acontece em Houston no dia 8 de outubro, e verá também o esperado terceiro combate entre Frankie Edgar e Gray Maynard pelo título dos pesos leve.

O empresário de Maia, Eduardo Alonso, confirmou o acordo verbal ao SporTV.com. Segundo o agente, o confronto com Santiago é bom para os dois.

- É uma luta de dois caras com excelente jogo de chão, currículo muito bom, colocados entre os 10 melhores do mundo e que também mostraram evolução muito grande na trocação. Se o Demian vencer esta luta, entra no grupo dos cinco melhores do mundo - disse Alonso.

O paulista Demian Maia já desafiou Anderson Silva pelo título dos pesos médios, em abril de 2010, quando foi derrotado por decisão unânime. Desde então, venceu dois combates, mas foi derrotado por Mark Muñoz, também por decisão unânime, no UFC 131, em junho. Maia tem 14 vitórias e três derrotas na carreira. Santiago também vem de derrota, para o americano Brian Stann, no UFC 130, em maio. A luta foi a primeira do carioca na organização americana em cinco anos, período no qual venceu nove de 10 combates e sagrou-se campeão do evento japonês Sengoku. Ele tem 23 vitórias e nove derrotas no cartel.