Por conta da lesão de Rogério Minotouro, o presidente do UFC, Dana White, confirmou, neste domingo, que Rich Franklin - que seria seu adversário - está fora do UFC 133, na Filadélfia, no dia 6 de agosto, já que a organização não conseguiu encontrar um adversário a tempo. Com isso, a luta entre Vitor Belfort e o japonês Yoshihiro Akiyama foi promovida a segundo combate mais importante do evento, sendo programado para ser o penúltimo confronto da noite.
A luta marca o retorno de Vitor Belfort, após a histórica derrota para Anderson Silva, no UFC 126, em fevereiro deste ano, quando o atual campeão dos pesos médios acertou um chute no queixo do carioca, aos 3 minutos e 25 segundos, nocauteando o rival. Inicialmente, o confronto entre Belfort e Akiyama seria o terceiro mais importante do UFC 133.
O combate mais importante do evento será entre o ex-campeão Rashad Evans e o antigo rival Tito Ortiz. Otriz foi convocado para lutar depois que Phil Davis, foi forçado a sair do combate devido a uma lesão. Evans e Ortiz se enfrentaram em julho de 2007, e o resultado foi um empate após três rounds.