Professores de Boca da Mata começam a receber método tecnológico de ensino

15/07/2011 16:25 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

 

Teve início nesta quinta-feira em Boca da Mata a sessão de treinamento com os professores que vão operar na “Sala Interativa”; um projeto inovador que injeta nas salas de aula do município o que há de mais moderno em tecnologia. Os professores serão capacitados e darão aula de forma diferente: no lugar do giz ou do piloto, uma caneta eletrônica que também serve como mouse, escrevendo sobre uma lousa digital totalmente interativa, que vai alternar a aparência de uma lousa comum com a tela de um computador, abrindo um aplicativo, explorando gráficos ou mapas, trabalhando cortes em 3D; ou simplesmente, conectado a Internet.
A lousa recebe as imagens geradas por um data-show, conectado a um notebook que gerencia as atividades. Na sala, nada de professor forçando a voz: microfones faciais sem fio serão usados e um completo sistema de som vai amplificar a voz do mestre, ou simplesmente, tocar uma suave e relaxante melodia enquanto os alunos copiam as explicações, numa sala totalmente climatizada.
A questão segurança também foi lembrada: além de monitorados com circuito interno de TV, as escolas da rede municipal contarão com um dispositivo chamado de Frequência Digital, que vai registrar o horário de chegada de cada aluno, passar com precisão o número de crianças na escola e evitar desperdício na hora da merenda; além de mandar uma mensagem para o celular dos pais comunicando a falta do aluno, caso aconteça. Diz o prefeito José Tenório que este é um projeto pioneiro no país; pois nenhuma escola possui todos estes mecanismos funcionando ao mesmo tempo.
Os recursos aplicados são oriundos do próprio município, e a princípio, as salas interativas serão implantadas na Escola Major José Tenório, maior unidade da rede municipal. Na segunda-feira, o prefeito José Tenório ministrou a aula inaugural. "Temos o orgulho de sair na frente em muitas coisas, mas esta tem um gostinho especial; que é o de dar um atrativo único no Brasil aos nossos alunos; e temos certeza que vamos obter muito sucesso nessa empreitada"
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..