O (por enquanto) ex-deputado estadual João Beltrão (PRTB) espera voltar ao parlamento alagoano depois do recesso. Em outras palavras, a defesa do ex-parlamentar - que foi eleito, mas ficou de fora por conta da condição imposta pela Lei Ficha Limpa (já derrubada) - espera que a diplomação ocorra no dia 1º de agosto.

Os efeitos da Ficha Limpa foram derrubados ainda em junho, mas Beltrão tem outra dificuldade: vários outros crimes na Justiça, inclusive um de mando, que o colocou na condição de foragido. Daí, a necessidade e a pressa da imunidade parlamentar – como se comenta em bastidores – diante dos problemas que Beltrão enfrentaria como “cidadão comum”.

O parlamentar – que tem reduto forte na região de Coruripe e adjacências – espera a avaliação por uma Comissão de Apuração do Tribunal Regional Eleitoral que contabilizará os votos recebidos pelo deputado. Após isto, é só discutir – conforme entrevista recente do advogado Marcelo Brabo, na Tribuna Independente – como se dará a diplomação, se por procuração, ou pessoalmente.

A volta de João Beltrão para a Assembleia Legislativa já preocupa Arnon Amélio (PRTB), o deputado que deixa o plenário. Amélio agora passa a torcer pelas ações contra o deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (PTN), que responde por abuso de poder econômico, em uma ação movida – dizem nos bastidores que orquestrada – por um de seus suplentes e que contou, recentemente, com o apoio do pastor Ildo Rafael.
 

Estou no twitter: @lulavilar