O Brasil está na final da Liga Mundial de Vôlei, depois de um aperto na semifinal contra a Argentina, neste sábado (9), em Gdansk, Polônia. A seleção de Bernandinho fez 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 42-40 e 25-23. Na sequência, jogariam Rússia e Polônia, para definir o outro finalista deste domingo (10), às 15h de Brasília, quando o Brasil tentará seu décimo título em 22 edições do campeonato.

O oposto brasileiro Theo fez 23 pontos e foi o destaque da partida – fez três a mais que o ponteiro Facundo Conte, capitão da Argentina. O líbero Sérgio Escadinha ainda seria examinado pelo médico Ney Pecegueiro, para ver suas condições de jogo na final, depois de machucar a virilha.

No primeiro set, o Brasil aproveitava os erros dos adversários, mais jovens e menos experientes. Mas em nenhum momento os argentinos se acomodaram – chegaram mesmo a passar à frente no marcador. Mas o bloqueio de Giba e Lucas fecharia o set para o Brasil.

O segundo set foi histórico, chegando a 42 a 40 - para o Brasil novamente. Com equilíbrio de pontos e erros, novamente os brasileiros fizeram valer sua maior experiência – mas quem fechou a parcial foi o jovem Theo, e explorando o bloqueio dos rivais.

Com facilidade um pouco maior, o time do técnico Bernardinho fechou 25 a 23, para também encerrar a partida, mas apenas depois de alargar o marcador a partir do 16º ponto.

A seleção brasileira começou com Bruno, Theo, Giba, Murilo, Sidão e Lucas, mais o líbero Escadinha.

A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.