O técnico Renato Gaúcho foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira, no Atlético Paranaense e já começa imediatamente o trabalho visando ao jogo contra o Avaí, no final de semana, pelo Campeonato Brasileiro 2011. O novo comandante do time rubro-negro, na verdade, já participou via telefone de algumas decisões na derrota para o Internacional, por 1 a 0.

"Vi algumas coisas boas, vi alguns defeitos, o que é uma coisa normal com a situação do Atlético. Vi uma equipe brigando. A confiança é tudo no futebol. Vou conversar bastante com eles. São problemas que vou resolver com o grupo. Aos poucos vou implantar o meu trabalho", disse o treinador, que entre suas missões está a de devolver o sorriso ao elenco. "Eu gosto de alegria no meu grupo. Acho que uma pessoa rende muito mais com alegria. Claro que numa situação dessas, ninguém vai chegar rindo", ponderou.

Será o primeiro trabalho de Renato no Paraná, que já encontrou uma semelhança em relação a sua passagem pelo Grêmio: o clima gelado de Curitiba. "No momento em que você trabalha no futebol, tem uma vida de cigano. Está em um estado, depois está em outro, daqui a pouco fora do país. É assim como jogador e como treinador. Muita gente falou que eu não sairia do Rio de Janeiro, mas fui para a Bahia, o Rio Grande do Sul e agora o Paraná. E já estou até acostumando com o frio", brincou.

O treinador chega com a difícil tarefa de tirar o Atlético-PR da zona de rebaixamento, e já começa com um duelo direto, diante do Avaí. "Eu gosto desse tipo de desafio. Mas as coisas não vão acontecer da noite para o dia. Sei que não tem esse tempo todo, mas jogo a jogo todos vão ver a diferença. Será um jogo dificil. Não existe jogo fácil no Brasileiro. Nossa pequena vantagem é de jogar em casa com o apoio da nossa torcida", concluiu.