Em comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, a Federação Internacional de Natação (Fina) informou que vai apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para reavaliar a situação dos nadadores Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, flagrados em exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk, em maio, com a substância Furosemida.
A decisão da Fina segue a da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que aplicou apenas uma advertência aos quatro nadadores. A entidade, no entanto, preferiu não suspender provisoriamente os brasileiros, decisão que poderá ser tomada pela CAS.
Segundo o comunicado, a Fina vai usar seus esforços para que uma decisão seja tomada o mais rápido possível.
Leia a íntegra do comunicado divulgado pela Fina:
A Fina entrou com recurso perante à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em relação às decisões da comissão antidoping da CBDA em relação aos testes positivos para a substância Furosemida nos nadadores César Cielo Filho, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked.
O recurso será baseado nos elementos apresentados nesta fase. De qualquer forma, caberá ao CAS emitir uma decisão em conformidade com as regras de controle antidoping da Fina.
Os atletas atualmente não estão suspensos e, em princípio, o recurso não tem qualquer efeito suspensivo no direito de participarem de competições enquanto aguardam decisão. A CAS é a única autoridade que pode tomar uma decisão a respeito de uma suspensão preventiva.
A Fina fará os maiores esforços para obter uma decisão no menor tempo possível. A Fina, em particular, irá propor uma tramitação acelerada, observando que isso depende de acordos entre as partes.
Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Federacao-Internacional-CAS-Cesar-Cielo_0_512348781.html#ixzz1RL148wgC
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!