Esta segunda-feira (06) é o último dia para aproveitar as oportunidades de negócios e conferir as novidades do setor de moda e higiene da Feira de Beleza do Nordeste - Hairnor 2011. O evento, considerado um dos maiores do ramo na região, acontece no Centro de Convenções, em Olinda, e custa R$15.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae, que leva ao público duas palestras motivacionais neste último dia. A partir das 10h, a farmacêutica especializada em Cosmetologia Adriany Carvalho abordará os principais fundamentos da liderança; já na parte da tarde, a partir das 15h, é a vez da psicóloga Ana Rique falar sobre imagem pessoal, beleza e atitude a favor dos negócios.

O principal assunto da feira é o cuidado com as unhas. É importante deixá-las sempre curtas e limpas, pois elas podem ser locais de acúmulo de resíduos. Além disso, o contágio de doenças se dá pelo contato direto e indireto com materiais contaminados e pessoas contaminadas.

“A pessoa com lesão na unha, os fungos e as bactérias podem penetrar na unha e causar infecção. No caso de bactéria, o processo infeccioso é muito doloroso, então a pessoa tem que procurar logo o médico. No caso dos fungos, eles penetram e vão formando aquela massa dentro da unha e as pessoas vão deixando, porque não dói. Não há uma reação infecciosa intensa, aí as pessoas vão negligenciando. Isso é muito perigoso”, alerta o chefe do Laboratório de Micologia da UFPE, Armando Marsden (foto 1).

Nas pessoas diabéticas, o cuidado deve ser redobrado. “Pode até ocorrer a amputação de órgãos, do membro. Esses casos sempre evoluem, lentamente mas evolui. Por isso que as pessoas negligenciam muito mais”, diz o especialista.

Ao notificar o problema na unha, a orientação é consultar um dermatologista para iniciar um tratamento adequado. “No caso das unhas, é muito mais longo o tratamento. Às vezes é por via oral e local. Alguns casos estão até associados com fungos e bactérias”.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2010, o mercado faturou R$ 27,3 bilhões. Foram gerados mais de 4 milhões de empregos no setor, nas 1659 empresas da área no Brasil. O país é o 3º maior consumidor de produtos de beleza, no ranking global, ficando atrás dos Estados Unidos e Japão.

Em um mundo que valoriza cada vez mais a aparência, é grande a oferta de serviços e produtos ligados a essa atividade. Para se preparar para trabalhar nessa área, uma das opções são os cursos do Senac: tem de cabeleireiro, manicure, depiladora, maquiador, design de sobrancelhas, estética, massoterapia, entre outros.

Clique aqui para ver a lista de cursos do Centro de Moda e Beleza do Senac

“A demanda é muito grande. As inscrições sempre ficam lotadas, tanto de mulheres como homens. É uma tendência muito forte os homens explorarem esse mercado de beleza, não só atuando, mas também consumindo isso”, afirma a instrutora do Senac Jane Silva (foto 2).

Ela explica que alguns cursos é exigido o pré-requisito do Ensino Médio e Fundamental, outros também exigem experiência na área de saúde, de higiene pessoal ou também cursos agregados. “O Senac dá todo o suporte do que se refere à biossegurança, que é um módulo inicial de todo o curso que tenha uma demanda maior da área de beleza”, diz Jane Silva.