A cidade sergipana de Estância - capital brasileira do barco de fogo-, sediou neste final de semana a 2ª Copa Jardim de Sergipe, que contou, além das equipes daquele estado, com outras de Alagoas, Bahia e Pernambuco, tornando-se por quatro dias a passarela nordestina do handebol. O destaque da competição foram os alunos/atletas da Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, campeã em todas as categorias disputadas.

Apesar de ser o segundo ano de realização, o evento chamou a atenção pelo bom nível técnico das equipes e o excelente grau de organização, principalmente com o “jogo de cintura” para resolver problemas de ordem na estrutura da tabela, por conta dos atrasos na chegada das delegações e algumas desistências.

Segundo o professor e técnico Eduardo Proffa, Alagoas mais uma vez teve uma participação brilhante com suas equipes que se preparam para vôos mais altos, tais como o EDCENE, a Liga Nordeste de Clubes, os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e as Olimpíadas Escolares, “eles utilizaram esta Copa como parte de sua preparação técnica”, explicou Proffa.

As equipes alagoanas que participaram do torneio foram o Cecepa, nas categorias Cadete, Juvenil e Júnior masculino e na categoria Júnior feminino; o Ifal – Maceió, nas categorias Juvenil e Júnior masculino; e a Escola Estadual Margarez Lacet, nas categorias Infantil, Cadete e Juvenil masculino.

“Apesar da boa participação do Cecepa e do Ifal – Maceió nas diversas categorias, nada se comparou com a participação do Margarez Lacet, que nas campanhas de todas as categorias teve eficiência de 100% abarcando o título de campeão em todas elas”, avaliou Eduardo Proffa, ressaltando que o magnífico desempenho veio depois dos transtornos e das dificuldades em arranjar transporte para o deslocamento da escola, que só se confirmou um dia antes do início da competição, “graças ao apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte”, disse.

O técnico destacou também o auxílio de Karina e dos professores de Educação Física Pedro Crisanto e Maria Luíza da Diretoria de Desporto Escolar e, da superintendente Vânia Quintela. “O desconforto inicial foi o principal combustível motivacional para o grupo, que gerou energia positiva para alavancar a garra e a determinação”, afirmou Proffa.

Além dos títulos de campeão masculino no infantil, cadete e juvenil, a Escola Estadual Margarez Lacet sagrou-se campeã geral da competição, e obteve prêmios de destaques individuais: Categoria Infantil: Melhor Jogador – Daniel Nunes e Melhor Goleiro – Gabriel André; Categoria Cadete: Melhor Jogador – Anderson Roberto e Melhor Goleiro – Ronald Cardoso; Categoria Juvenil: Melhor Jogador – Joabson Vital; E, para finalizar com chave de ouro, a equipe teve como o Melhor Técnico da Competição o professor Eduardo Proffa.