A maioria dos voos programados para os países do Cone Sul estão operando normalmente após terem sido interrompidos nesta sexta-feira (1º) em decorrência das cinzas do vulcão chileno Puyehue.
As companhias TAM, Gol e LAN já tinham anunciado no começo da manhã a normalização dos voos, com exceção dos voos no sul do Chile, que continuam suspensos. Já a Aerolíneas Argentinas ainda tem restrições de voos na região.
Os aeroportos brasileiros chegaram a registrar alguns cancelamento neste sábado. No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), foram 12 partidas internacionais canceladas, sendo 5 delas voos da Gol com destino a Bariloche e Buenos Aires, canceladas pelo aumento das cinzas do vulcão.
No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foram 12 voos cancelados, entre chegadas e partidas. Já no aeroporto Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, foram registradas ao menos duas chegadas canceladas.
No sul do Chile, o vulcão Puyehue entrou em erupção no dia 4 de junho, a maior desde 1960. Durante o último mês, suas cinzas chegaram a fechar o espaço aéreo argentino e cancelaram diversos voos entre Brasil e países da América do Sul, especialmente Argentina, Paraguai e Uruguai.