Nesta sexta-feira (1º), o diretor Caco Souza (400 Contra Um - Uma História do Crime Organizado) anunciou que trará às telas Isso é Calypso, longa que vai retratar a trajetória dos músicos paraenses Joelma e Chimbinha ao longo de seus 13 anos de carreira, desde o início da Banda Calypso até os dias de hoje.

De acordo com o cineasta responsável pela obra, a dupla é inovadora.

Eles inovaram no som, na maneira como divulgaram seu trabalho e na fórmula que inventaram para que essa parceria na vida pessoal e nos palcos desse tão certo. É um exemplo com o qual o Brasil vai se encantar.

Souza irá trabalhar a partir de um roteiro escrito por René Belmonte (Se Eu Fosse Você 2) e Josefina Trotta.

A ideia de fazer um longa baseado na história do grupo existe desde 2009, em projeto liderado pelo antropólogo Hermano Vianna, autor do livro O Mistério do Samba. O casal apresentou resistência na época, mas agora parece ter encontrado os termos corretos para ter sua história retratada nas telonas.

No momento, Isso é Calypso encontra-se em fase de captação de recursos e nenhum ator ainda foi escalado para protagonizar o filme.

Paralelamente, o cineasta Caco Souza continua envolvido com outro projeto, uma livre adaptação de Daspu, livro escrito pela ex-prostituta e socióloga Gabriela Leite. O filme tem Rodolfo Sanchez (Pixote - A Lei do Mais Fraco) como diretor de fotografia e trilha sonora de Max de Castro.