O sérvio Novak Djokovic venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga na semifinal de Wimbledon, por 3 a 1, parciais de 7/6, 6/2, 6/7 e 6/3, após 2h59 minutos e fará a final do torneio contra o espanhol Rafael Nadal, que passou pelo britânico Andy Murray, 3 a 1 ( 5/7, 6/2, 6/2 e 6/4). A vitória do sérvio, além de colocá-lo em sua primeira final de Wimbledon, garantiu a primeira colocação do ranking da ATP, ultrapassando Nadal. Djokovic chegou à sua oitava final em nove torneios e pode conquistar o oitavo titulo em 2011.
Como foi semifinalista ano passado, a vaga na final lhe renderá 800 pontos. Nadal tem apenas 65 pontos de vantagem e pode, no máximo, igualar os 2.000 do título do ano passado. O espanhol chegou à liderança do ranking em 7 de junho de 2010 e na segunda, quando a nova lista for divulgada, terá passado 50 semanas como melhor tenista do mundo.
A única derrota de Djokovic em 2011 foi na semifinal de Roland Garros, para o suíço Roger Federer. Na temproada, tem 47 vitórias, 41 delas seguidas.
O jogo - Em sete duelos contra Tsonga, Djokovic havia vencido apenas dois. Logo no primeiro game, o sérvio cometeu um erro não forçado e teve o serviço quebrado. Teve a chance de devolver no game seguinte, mas o francês salvou o break point com uma paralela.
No décimo game, Djoko teve três oportunidades de quebra a seu favor, mas Tsonga salvou todas. Um erro não forçado do francês empatou a partida e a levou ao tie break, vencido pelo sérvio. No segundo set, Djokovic quebrou o saque de Tsonga e abriu 3 a 1. No quinto game, teve outro break point a favor e aproveitou um erro do francês para aumentar sua vantagem e fechar em 6/2.
Djoko conseguiu outra quebra no começo do terceiro set, mas Tsonga devolveu. No tie break, teve dois match points, mas o francês conseguiu um mini-break e continuou no jogo. No quarto set, Djokovic foi superior e fechou o jogo com 6/3.

ESPECIALIZAÇÃO