O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, disse nesta sexta-feira que o presidente Hugo Chávez mantém o completo exercício de sua autoridade sobre o governo enquanto se recupera de um tumor cancerígeno em Cuba.

Jaua acrescentou que a Venezuela está em "plena estabilidade política e econômica" e disse que Chávez voltará ao país quando os médicos permitirem.

Novo vídeo
Também nesta sexta, a TV venezuelana mostrou imagens de Chávez despachando com colaboradores, em Havana, na quarta-feira, antes do anúncio de que tinha retirado o tumor.

No vídeo, o presidente venezuelano conversa animadamente com o chanceler Nicolás Maduro sobre a suspensão da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe, que deveria ser realizada em Caracas em 5 de julho.

Chávez aparece animado, loquaz e muito informado sobre os últimos acontecimentos nacionais e internacionais.

O presidente explica neste novo vídeo sua rotina em Cuba: tratamento médico, passeios, leitura e algum tempo diante da televisão. "Um pouquinho de café", disse.

"Decidi seguir rigorosamente o plano de recuperação. Se Fidel não tivesse me sequestrado, eu não teria seguido os procedimentos médicos", brinca Chávez, referindo-se às declarações de seu colega uruguaio José Mujica, que afirmou, em tom jocoso, que o líder cubano tinha "sequestrado" Chávez.