A Fifa decidiu adiar de julho para outubro a decisão sobre a cidade que sediará a abertura da Copa do Mundo 2014, de acordo com O Estado de São Paulo. A medida se deve aos atrasos nas obras dos estádios brasileiros. A decisão sobre as cidades sedes, a divisão de grupos da primeira fase da competição e a data de início da Copa também foram adiadas.

A data inicial para o anúncio das cidades sedes seria 28 de julho, durante o sorteio das eliminatórias, que ainda acontecerá conforme previsto, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. As cidades que pleiteam o jogo de abertura deveriam apresentar suas garantias financeiras até o dia 11 de julho.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, já demonstraram, diversas vezes, impaciência e insatisfação com o andamento das obras brasileiras e chegaram a fazer ameaças caso a data para a definição das cidades sedes não fossem respeitada, mas foram obrigados a ceder.

Em um e-mail enviado ao O Estado de São Paulo, a Fifa afirmou não haver necessidade de uma reunião do Comitê Organizador local antes do sorteio preliminar, em julho.