O Blog do Vilar trouxe um post sobre o projeto de lei para prolongar o mandato de conselheiros tutelares de algumas regiões. Ele deve ser apreciado dia 30, diante da pressa solicitada pelo presidente Galba Novaes (PRB).
Pois bem, a jornalista Danielle Silva – do site Alagoas24Horas – também entrou no assunto e entrevistou o secretário municipal Pedro Montenegro – que preside o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Maceió – sobre esta situação. As declarações de Montenegro são cautelosas, mas é possível visualizar – nas entrelinhas – aquilo que foi explicitado neste blog.
Os conselhos tutelares (existem pessoas fazendo um trabalho sério, é bom que se frise!) sempre foram alvo de “pseudo lideranças” comunitárias que vivem na aba de políticos com cargos eletivos, abrindo a possibilidade de estas estruturas estarem sendo utilizadas como curral eleitoral.
Pedro Montenegro não nega esta possibilidade, mas diz não ter provas para afirmar tal fato. Em dias de eleições para conselheiros tutelares, basta uma voltinha nas comunidades para encontrar “santinhos” com rostinhos colocados – de um lado o candidato do outro algum ‘famoso’ de mandato eletivo – além do abuso de poder econômico e político já denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE), inclusive em eleições recentes.
Reflexo disto, a fala de Montenegro em entrevista à repórter: “muita gente deixa de participar da eleição porque não quer se envolver em política, mas todo processo de transformação social é um processo político”. Não quero – em momento algum – descredenciar lideranças comunitárias, pois sei da seriedade e da competência de muita gente que dedica uma vida inteira em prol da comunidade ao qual pertence, por amor muitas vezes.
E são até mesmo estas abnegadas almas – que labutam com paixão e suor – que são mais prejudicadas pelos conluios e conchavos dos apadrinhamentos. Quando questionado sobre curral eleitoral, Montenegro coloca: “na eleição passada houve muita contestação sobre a interferência política. Nós estamos trabalhando para fortalecer os Conselhos. Em relação ao desgaste dos conselheiros é um problema nacional que está sendo discutido pelo Governo Federal. A presidente Dilma determinou que os ministros priorizem melhorias nos Conselhos Tutelares de todo o Brasil para garantir o pleno funcionamento desse instrumento que só existe no nosso país”.
O conselho tem um papel importante dentro da sociedade. É preciso lutar por sua independência política, para que se tenha uma atuação eficaz por crianças que sofrem diuturnamente pelo esquecimento do poder público. Muitas vezes, não bastasse isto, ainda são alvo de todo tipo de violência dentro de seus lares.
Pedro Montenegro acredita – conforme a entrevista – que, para as próximas eleições, haverá um número suficiente de candidatos inscritos. Que as comunidades, que precisam muito destes serviços, saibam escolher.
Estou no twitter: @lulavilar